Final de ano vem com tudo na República Tcheca

Final de ano vem com tudo na República Tcheca

Enquanto as crianças esperam que o bom velhinho traga seu presente e o deixe em uma meia ou embaixo da árvore, os adultos preparam a cidade com uma decoração especial em homenagem ao Natal. A variedade de enfeites, o clima e as comemorações tradicionais fazem dessa celebração uma das datas mais esperadas do ano.

Por falar nisso, você sabia que os tchecos começam a comemorar a chegada do Papai Noel quatro semanas antes do que nós estamos acostumados? Pois é, a República Tcheca tem um dos natais mais emocionantes da Europa! As praças e ruas decoradas criam um ambiente mágico quando combinadas com o cheiro do vinho quente, dos doces e das castanhas assadas. Por isso, nós da Comissão Europeia de Turismo escolhemos algumas dicas de lugares para você conhecer e se divertir em passeios tradicionais e inusitados no país durante essa época.

Guia de mercados de Natal

A árvore de Natal da Praça da Cidade Velha, em Praga, foi solenemente iluminada no dia 26 de novembro. Nessa praça acontece o famoso mercado de Natal, diariamente das 9 às 19 horas, onde se vende artesanato, famosos pães de gengibre, cerâmicas, brinquedos, bijuterias, cristais e muito mais.  Ideal para comprar presentes para a família toda.

Para quem ficou curioso em relação aos doces vendidos nesse mercado, já prepare a fome! “Trdelník” (massa doce coberta por açúcar e nozes), salsichas, castanhas e nozes e vinho quente estão entre as delícias do local. Mas, ainda tem mais! Até 1º de janeiro de 2012, acontece o mercado de Natal na Praça Venceslau (Václavské náměstí), no coração da capital. Mesmo que tenha passado a data festiva, ainda vale a pena conferir o local e fazer algumas compras.

Caso você esteja em Brno, a segunda maior cidade tcheca, também pode conferir, até  dia 23 de dezembro, o mercado de Natal nas praças Náměstí Svobody y Zelný trh e na rua Radnická.

Pensando em mais tradições natalinas? Dia 10 de dezembro começa o mercado de Natal de Rožnov pod Radhoštěm, cidadezinha pitoresca aos pés dos montes Beskydy. Além do artesanato e presentes, há exposição e trajes tradicionais.

A Bohemia do Sul também é palco de belos espetáculos dessa época. Vale a pena visitar o mercado de Natal de  Český Krumlov, que vai até 6 de janeiro, na praça Náměstí Svornosti. Além do mercado, você ainda pode curtir os concertos natalinos e a rica programação cultural. Tem até aula de decoração de pães de mel natalinos

Em  České Budějovice, também na Bohemia do Sul, os mercados de Natal são grandes atrações, especialmente para compra de enfeites. De 12 a 18 de dezembro na praça Náměstí Přemysla Otakara II.

Já quem estiver passeando pela cidade de Horšovský Týn, na Bohemia do Oeste, poderá conferir o lindo presépio vivo.

Atmosfera romântica em castelos e palácios

 Para os apaixonados, a dica é visitar o Hořovice, um palácio romântico que fica entre a região de Plzeň e a Bohemia Central. Nele, os turistas são recepcionados por guias em trajes típicos, narrando histórias do Natal.

Outro palácio interessante de se conhecer é o Hrubý Rohozec, perto da cidade de Turnov. Lá é possível ver como como vivia a nobreza e como os nobres festejavam as festas natalinas.

Já para os casais mais radicais, a dica é viajar para o norte do país, onde fica a serra de Krkonoše, com o Sněžka, o monte mais alto da região da Bohemia. Lá há várias áreas para esquiar e paisagens calmas e silenciosas, ótimas para dias românticos.

E depois de um Natal cheio de delícias e festas, prepare-se para um ano novo mais animado ainda!

Reveillon Tcheco

 Na última noite do ano as cidades tchecas também se enchem de alegria e muito barulho. Em Brno há muita festa a noite toda e, em Tabor, o clube Kotnov promete muita dança noite adentro enquanto o hotel Dvořák oferece pacote para recuperar as forças depois da noitada no spa de cerveja BBB ou no Banho de Leite de Cleópatra.

Sim, você leu certo: Você pode comemorar a virada do ano em uma banheira cheia de cerveja!

Pode falar, depois de todas essas dicas dá uma vontade de visitar o país nesse fim de ano, não dá?

Publicar comentário