Gostei do Canadá e quero ficar, o que devo fazer?

Gostei do Canadá e quero ficar, o que devo fazer?

Esse é um assunto que deve interessar a quase todos que lá estão ou vão.

Eu diria que 8 entre 10 brasileiros que vão para o Canadá tem vontade de ficar mais tempo, desses 8, apenas 4 acredito que conseguem, isso devido muitas vezes à falta de informação sobre procedimentos de extensão de vistos.

Bom, como tudo na vida, cada caso é um caso e fica muito difícil de generalizar, mas existem algumas questões que são básicas e que podemos considerar para todos, que são as variações de tipo de visto.

Portanto, para começar a responder essa pergunta, antes teremos que verificar outras possibilidades.

–       Qual tipo de visto

–       Qual a duração do visto

–       Tempo restante de visto

–       Justificativa para renovar

–       Possibilidade para alterar o tipo de visto

–       Qual a duração pretendida para a renovação

Para cada uma delas temos que nos atentar às possibilidades.

Tipo de visto: Cada visto significa uma categoria, vou colocar aqui em ordem hierárquica crescente. Mudanças de categoria dentro do Canadá são possíveis somente para baixo, mas para cima somente fora do Canadá.

Vistos V-1 e Sx-1 (turista com permissão de estudos) podem ser renovados dentro do Canadá por mais até 6 meses sem depender de outras justificativas, o motivo pode ser basicamente estender o tempo para viajar.

Vistos S-1 e SW-1 (estudos e estudos com permissão de trabalho), podem ser renovados mediante matrícula em outro curso com duração igual ou superior ao primeiro realizado. O SW-1 pode ser renovado desde que o próximo curso tenha trabalho envolvido também. Caso não haja, o requerente receberá uma permissão de estudos somente.

Vistos W-1 (de trabalho), podem ser renovados mediante renovação de contrato com o empregador ou apresentação de novo contrato com novo ou mesmo empregador.

As renovações devem ser realizados com 30 a 60 dias de antecedência do prazo de expiração do visto vigente.

A justificativa vai variar o tipo de visto que será requerido, o que vai variar também a possibilidade de aplicação dentro ou fora do Canadá.

Existem hoje empresas que se prontificam a ajudar os brasileiros que querem renovar os vistos, muitas delas estão localizadas no Canadá mesmo e outras fazem o auxilio online daqui do Brasil. Saber se informar e obter auxilio de pessoas capacitadas pode facilitar muito a realizar o desejo de prolongar a estadia no Canadá.

12 comentários

comments user
Adriana

Rafael, se eu tiver o visto S1 de 6 meses, posso renovar por um que me permita trabalhar ?

    comments user
    Rafael Schafer Marques

    Olá Adriana, tudo bem?
    Vc não vai renovar, mas vai mudar o tipo de visto. Porém, como é uma mudança dentro da mesma categoria, vc pode fazer isso dentro do Canadá, basta se matricular em um programa de estudo e trabalho.
    Me procure caso tenha mais dúvidas. Meu email é: rafael@nexusintercambio.com.br
    Abrs

comments user
Wagner

Se tiver um visto para estudar e trabalhar e conseguir emprego formal na área de atuação, posso mudar o visto para trabalhador?

    comments user
    Rafael Schafer Marques

    Olá Wagner, a questão ai não é poder ou não, mas sim COMO fazer. Se vc se destacou na empresa e eles queiram te contratar definitivamente, primeiro a empresa passa por um processo para que o governo autorize eles a contratarem um estrangeiro definitivo, depois é feita uma análise do cargo (que deve ser colocado em anúncio na mídia), caso não aparecam candidatos qualificados para o cargo, ai a empresa pode apresentar vc como a opção, vc terá que ser aprovado pelo governo e só então, vc poderá solicitar o vsito de trabalho FORA do Canadá. Como vc pode ver, não é um processo simples como parece, mas é sim possível.

comments user
Douglas Ricardo

Sou formado, pos-graduado, e com experiência na minha area (Informatica – Analista de sistama) Com Vistos S-1 e SW-1, posso procurar vaga na minha area ou fico restrito aos programas de estagio ofericido pela escola?

    comments user
    Rafael Schafer Marques

    Olá Douglas,
    Não sei qual é o seu programa, nem qual escola vc esta estudando, mas na lei não existe restrição nenhuma de trabalho que vc terá que exercer. As permissões de trabalho vinculadas ao estudo costumam ser abertas para qualquer tipo de trabalho.
    Abrs

comments user
Willians Santos

Vou ano que vem ao Canadá para um curso de 1 mês, se eu resolvo ficar posso procurar emprego, meu visto pelo que me falaram seria o de turista.

comments user
Thiago

Oi Rafael. Estou conhecendo um canadense pela Internet e certamente irei visita-lo em breve. Pretendo ficar para um curso por um ou dois meses. Se eu desejar ficar por outras questões, qual procedimento devo seguir? Me relacionar com um canadense não auxilia nestes casos? Muito obrigado!

comments user
Marcos Rocha

Bom dia, tenho visto de turismo para entrar no Canadá, como eu consigo trocar o visto de turismo para de trabalho? Tenho familia em Toronto fica mais fácil conseguir isso? Tenho que ter inglês fluente?
Abraços a todos.

comments user
Laila Chaia Rodrigues

Boa tarde Rafael,
Vou para Toronto em setembro deste ano e estou pesquisando coisas a respeito de lá. E ai vi este seu post agora e queria te fazer uma pergunta. Meu visto será o de turista com permissão de estudos, pois vou estudar inglês durante 5 meses. Porém, como já me formei numa faculdade aqui no Brasil, e com essa crise, não estou conseguindo emprego, gostaria de saber, se, eu ver uma vaga de emprego em Toronto, eu poderia me candidatar legalmente caso eu troque o meu visto se eu for realmente aprovada no processo seletivo? Para assim ficar e trabalhar legalmente no país, e receber os benefícios.

comments user
LUCIANA ALMEIDA DAS CHAGAS

Olá, Rafael! Nunca viajei antes para o exterior, e estou analisando a possibilidade de ir a Toronto. Eu teria muita dificuldade de tirar um visto para trabalhar?

Publicar comentário