O visto de estudante para a Espanha

O visto de estudante para a Espanha

É imprescindível já estar matriculado em uma Universidade Espanhola para conseguir o visto de estudante.

Outro dia meu celular tocou e era do Brasil.

Era a chamada de um amigo pedindo ajuda sobre o visto de estudante da noiva dele para a Espanha.

O problema era que depois de um certo tempo que ela enviou os documentos para o Consulado da Espanha no Brasil, eles ligaram para ela dizendo que faltava um documento.

Quando ele me contou qual documento era eu quase desliguei na cara dele.

Faltava o documento da Universidade onde ela ia estudar. Ou seja, faltava o comprovante de matrícula na Universidade Espanhola e o documento da Universidade confirmando a aceitação dela e dizendo a duração do curso.

Esse é simplesmente O documento.

Para quem quer tirar o visto de estudante para Espanha, é essencial comprovar o porquê de vir para cá. Ou seja, provar que de fato você está matriculado em uma Universidade espanhola.

O período de matrícula na Universidade onde ela quer estudar, inicia no dia seguinte ao da chegada dela. E o que ela queria era entrar na Espanha e no dia seguinte se matricular.

Impossível!

Primeiro que você só recebe o visto de estudante se já estiver matriculado na Universidade espanhola. E precisa provar isso.

Depois, é obrigatório apresentar os documentos originais da Universidade. E aí você conta com os dias que os papéis demorar para chegar ao Brasil pelo correio.

Terceiro que você só pode pedir e receber seu visto no Brasil. Não dá para pedir nem recebê-lo já estando na Espanha.

Por isso é essencial planejamento, organização e antecedência na hora de dar entrada no pedido do visto de estudante para a Espanha.

Planejamento porque você precisa saber onde vai morar, onde quer e vai estudar, quais os documentos necessários e como consegui-los.

Organização para ter em mãos os originais todos os documentos exigidos pelo Consulado.

E antecedência porque você precisa se adequar ao período de matrícula da sua Universidade, receber os documentos originais, pedir os documentos que você precisa para determinados órgãos brasileiros, comprar passagens a um preço bom, dar entrada no pedido de visto e esperar por ele.

Fácil, fácil, não é.

Mas uma vez organizado, vai valer muito a pena!

22 comentários

comments user
Eduardo

Gostaria de saber sobre tirar o visto lá na Espanha.
Vc diz que não rola, eu vi… mas já ouvi casos em que isso foi possível. É realmente impossível? Estou com os prazos bem apertados em relação às burocracias… Iria com a documentação completa, como faria aqui.
E existe algum jeito de tirar o visto num prazo menor (visto de emergência ou algo assim)?

Obrigado

    comments user
    DANY

    Eduardo,

    Oficialmente é impossível. O único visto que te concedem sem você ter pedido visto nenhum no Brasil, é o visto de turista, que dura 3 meses e que você recebe assim que pisa no aeroporto espanhol.

    O que te ajuda na hora de receber o visto mais rápido é ter toda a documentaçao ordenada e perfeitinha e contar coma sorte. E ficar ligando dia sim dia também pro consulado pra saber se já está pronto. Como eu fiz 🙂

    Boa sorte!

    Dany

comments user
Claudia

Olá Danyella, gostaria de saber se é possível entrar na Espanha com visto de estudante antes da data de início do curso. Isso depende da carta da escola? Estou aguadando o envio da carta e quero já fazer reserva de passagem com dias de antecedência pra chegar a Madrid, assim como sair depois de alguns dias que terminar o curso. Sabe se é possível?
Obrigada!

    comments user
    Tatiana

    Estou com a mesma duvida, tenho já o visto de estudante, mas queria entrar um mes antes…isso é possivel???

comments user
Joao

ola vc pode me ajudar a encontrar informacoes de faculdades de medicina ai na espanha ???
eu jah estou cursando aki na bolivia há 2 anos e meio e ghostaria de transferir pra espanha sera q isso eh possivel ??
obg

    comments user
    LISA

    João… oi bom eu ainda não posso te ajudar porque estou com o mesmo problema que o teu. Eu também estudo medicina, só que na Argentina, eu sei que é mais fácil para gente que estuda em países como Argentina ou Bolívia, transferir o curso para a Espanha porque são países que fazem parte do convenio Andrés Bello ( da uma olhadinha no google). o meu problema esta em encontrar uma universidade em um lugar que não seja MAdrid porque é muito caro pra se viver, e tramitar coisas como matricula, legalização dos estudos já feitos aqui na Argentina. depois de fazer a matricula em uma universidade espanhola, o visto de estudante, não é a coisa mais dificil do mundo, mas o problema mesmo é entrar em contato com as faculdades porque vc precisa enviar seus estudos etc etc etc, e eles tem uma certa dificuldade em passar informação.

    que é possível transferir eu sei que é, mas é um pouco complicado !!! me manda uma email eu te mando a lista das faculdades de medicina

comments user
Tatiana

Oi Dany,

Tenho uma duvida tb!! Estou com a carta da universidade para começo dia 01 de outubro o curso. Posso solicitar o visto assim que tiver todos os documentos, ou tem q ser 3 meses antes do visto de estudante valer?
Outra coisa, queria entrar antes no país, seria possivel assim que já tenho o visto de estudante no meu passaporte, entrar com um visto de turismo?
Obrigada,.
Tatiana

comments user
eder

ja estou na espanha,ja estou estudando ,mas ñ tenho visto de estudante,em setembro completo 1 ano de estudo na espanha,meu pai me manda dinheiro mas gostaria de conseguir o visto de estudante nas minha ferias,como faço.abrigado

comments user
LISA

Dany boa Tarde, bom eu estou com a mesma dificuldade que o João ai em cima. na verdade não é sobre o visto porque esse eu já sei que tenho que ter a matricula feita na faculdade, eu estudo medina na Argentina, eu sei que pelos convênios entre Argentina e Espanha a transferência é possível, o meu problema esta em entrar em contato com a faculdades para verificar o que eles precisam, e o que eu preciso fazer aqui para conseguir transferir meu curso para a Espanha. O que eu precisava e não sei se vc pode me ajudar sobre isso, mas seria encontrar uma agencia ou um freelance que estivesse disposto a me ajudar com relação a encontrar uma faculdade e ajudar com a papelada para transferência e matricula.
QQ informação é muito bem vinda muito obrigada!!!

comments user
Eliane

Olá, Dany,
Obrigada pelas dicas que sempre deixa aqui no site. Minha dúvida é se, uma vez conquistado o visto de estudante, ele vai durar todo o período do curso? Esse visto permite trabalhar também na espanha?
Abs

comments user
Milena Assis

Boa tarde!
Muito Obrigada pela ajuda, tenho só mais uma duvida…
Quantas horas semanais são exigidas para conseguir o curso.
Estou programando para fazer um curso de 9 meses e preciso saber quantas horas são exigidas para tirar meu visto e em quanto tempo mais ou menos consigo está com o visto na mão?

Muito obrigada.
Bjs,
Milena Assis

comments user
James

Dany,

Seu site esclareceu muito. Uma questão é saber se o consulado da Espanha em São Paulo não realiza a emissão de visto de estudante em um prazo menor.

Assim que o visto chegar, se sair, não sei se haverá tempo para começar os estudos.

Grato,

James

comments user
Warribe

Solicitei meu visto de estudante tem 16 dias hoje e ainda não está liberado no site… A mulher do consulado me disse que estaria liberado no site de 10 a 15 dias e minha viagem tá chegando!
Ah, detalhe: eles solicitaram que eu levasse 2 documentos originais, mas só no dia que fosse buscar o visto.
Você faz ideia do que devo fazer? Se devo ir com a documentação ou se devo esperar algo mudar no site?

comments user
Mariana

Que tal explicar um pouco como é o processo?

comments user
Mariana

Olá! Estou com uma super dúvida e queria, se pudesse, que você me ajudasse.

Vou fazer um curso na Espanha que já to matriculada por 6 meses (o curso começa em janeiro e termina em julho). Só que eu gostaria de ir um mês antes para organizar minhas coisas e também viajar. Só que só sai exatamente pro dia da carta. Mas é tão comum pessoas irem antes do dia da viagem. Você sabe me dizer algo? Muitooo obrigada!!! 🙂

comments user
Gabriella Braga

Olá, tenho uma dúvida sobre o visto. Estarei na França, fazendo um intercâmbio de 6 meses quando receber minha carta de aceitação da Universidade Espanhola, então não poderei tirar o visto do Brasil. Você sabe se é possível que eu solicite um visto de um consulado espanhol na França? Obrigada!

comments user
João Paulo Belo

Olá minha questão e já estou na Espanha e consegui um trabalho e a pessoa pra fazer o contrato mesmo assim o que tenho que fazer ? E que eu não gostaria de voltar para o Brasil! O que vcs me aconselha?

Publicar comentário