Conheça mais sobre os costumes russos e evite cometer gafes

Conheça mais sobre os costumes russos e evite cometer gafes

Russos normalmente se dão as mãos quando encontram alguém, mas isso se aplica mais aos homens. As mulheres russas normalmente beijam no rosto quando encontram amigos próximos. Em casos de apresentações formais, há uma tradição cortês de beijar a mão da mulher ao cumprimentá-la.

Os russos são bastante hospitaleiros e costumam se reunir com frequência. Você deverá levar alguma lembrança ou presente quando convidado para um jantar familiar. Pode ser uma garrafa de vinho, doces, bolos ou flores (no caso das flores, dê apenas em quantidade ímpar; números pares são apenas para funerais). Você deverá tirar os sapatos ao entrar na residência (provavelmente receberá chinelos – “tapochki”).

No transporte público é essencial ceder lugar às crianças e idosos. Na igreja as mulheres devem usar um cachecol, cobrir a cabeça com um lenço ou véu, além de usar saias longas. Já os homens não devem cobrir a cabeça. Não é adequado ficar de braços cruzados e com as mãos no bolso.

Conheça mais alguns costumes e evite gafes:

  • É considerado rude se você deixar algo no seu prato quando estiver comendo na casa de alguém e isso vai ofender o seu anfitrião. Você não é obrigado a beber nada alcoólico se não quiser, os seus anfitriões não vão ficar ofendidos com isso, mas com certeza eles ficarão muito satisfeitos se você tomar pelo menos um gole;
  • O feminismo ainda não chegou na Rússia, por isso ainda se espera que homem pague toda a conta no restaurante. Não é apropriado dividir os gastos ou pior, deixar a conta para a mulher pagar;
  • Quando for cumprimentar alguém retire as suas luvas antes, é falta de educação apertar as mãos usando luvas;
  • Não coloque o dedo polegar entre os dedos indicador e anelar (fazer o sinal de figa). Esse gesto é considerado rude na Rússia, algo como o “dar uma banana” aqui no Brasil.
  • Se você achar alguma mulher bonita na Rússia você pode fazer qualquer coisa para lhe chamar atenção, mas não assobie para ela – na Rússia os homens assobiam apenas para prostitutas.

Superstições

Os russos também são muito supersticiosos. Algumas das crenças são:

  • Gato preto passando à sua frente é sinal de azar;
  • Se você esquecer algo em casa e tiver que voltar para buscar, deverá olhar-se no espelho;
  • Derramar sal e um mau sinal, portanto, deverá jogar três pitadas sobre o ombro esquerdo para evitar problemas;
  • Quebrar um espelho dá sete anos de azar;
  • Não aperte as mãos ou se beije na soleira da porta – os russos acreditam que isso traz má sorte;
  • Não recolha migalhas de pão com a mão, pois poderá ficar sem dinheiro por muito tempo;
  • Assobiar dentro de casa poderá fazer com que perca dinheiro; se você ouvir a voz de alguém conhecido, mas não reconhecer imediatamente, isso quer dizer que você ficará rico;
  • Não acenda um cigarro na chama da vela – isso também traz má sorte;
  • Se você vai viajar deve se sentar silenciosamente ao lado das suas malas por alguns instantes para que você tenha uma boa viagem;
  • Se os russos acham que algo de ruim vai acontecer eles batem na madeira três vezes ou cospem por cima do ombro direito;
  • Mulheres não devem se sentar na cabeceira da mesa senão elas nunca irão se casar.

À primeira vista os russos parecem frios e sempre com pressa, empurrando, e raramente sorriem, mas assim que conhece-los melhor verá que na intimidade são amáveis e estabelecem relações sólidas e leais com amigos e familiares. A verdadeira Rússia é habitada por um povo aberto, amigável e generoso.

7 comentários

comments user
Lucas silva

eu curti essas superstições
eu vi o site ontem a madrugada(28/01/2012) e achei legal o artigo
dos brasileiros terem facilidade de pisarem no solo russo.
eu irei realizar o meu sonho daqui a 2 anos e terei muita coisa a planejar.
Me desejam sorte a minha viagem.

mas poderiam ter umartigo de como ter o visto!!!!

comments user
jhonias

essa foi uma das coisas mais idiotas que ja li em toda minha vida.

    comments user
    Danny

    Então pq se deu ao trabalho de pesquisar e ler e comentar isso se não gostou não precisa crititar tão duramente. Se bem q está mto bom esse texto e acho q vc não faria melhor.

comments user
Leandro

Ótima matéria,parabéns pela iniciativa e talento,sucesso.Gostei muito de saber de como me identificar com os russos e não cometer falahas,e percebi que eles tem um pouco a ver com os japoneses.Sucesso.

comments user
Albertina

Amei saber sobre os russos, parabens pela iniciativa. De Moçambique, Albertina

comments user
Danny

Precisando disso pra um trabalho de escola porem é mto longo e ó tenho 5mim para apressentar um trabalho sobre a russia. é mto bom esse só esta mto comprido e so quero o basico do basicão

comments user
ot

vish.. se vc assim então estou com muito azar principalmente em relação aos gatos pretos aqui em casa tem mais de 10 é um pra lá outro pra cá..

Publicar comentário