Nacionalidade Brasileira: veja como não perder a sua!

Nacionalidade Brasileira: veja como não perder a sua!

PERDA DA NACIONALIDADE BRASILEIRA

A perda da nacionalidade brasileira somente ocorrerá nos casos em que a vontade do indivíduo seja de efetivamente abdicar de sua nacionalidade, expressamente demonstrada por intermédio de carta dirigida à autoridade consular, requerendo a perda da nacionalidade brasileira.

Para a constituição de processo de perda de nacionalidade, o interessado deverá apresentar ao Consulado os seguintes documentos:

1) 
Requerimento de Perda de Nacionalidade Brasileira;
2) Certificado de naturalização;
3) Certidão de nascimento (original ou cópia);
4) Ficha com exemplar da assinatura do interessado; e
5) Comprovante de mudança de nome, se houver ocorrido e não constar no certificado de naturalização.

A perda da nacionalidade decorre de decreto do Presidente da República, apuradas as causas em processo.

REAQUISIÇÃO DA NACIONALIDADE BRASILEIRA

O brasileiro que houver perdido a nacionalidade brasileira em virtude do disposto no Artigo 12, II, da Constituição Federal de 1988, poderá solicitar sua reaquisição mesmo que esteja residindo no exterior, por meio da apresentação de Requerimento de Reaquisição da Nacionalidade Brasileira. O referido requerimento será encaminhado pelas Repartições Consulares aos órgãos competentes da Administração Federal.

40 comentários

comments user
vivian

ola, eu quero fazer meu passaporte portugues mas quero fazer oela naturalidade , se eu fizer eu perco a minha nacionalidade brasileira..

como eu faço pra poder fazer passaporte portugues??

comments user
Francis

Por quê alguém iria querer perder a nacionalidade brasileira?

    comments user
    Walmyr

    Eu gostaria. Não gosto do país onde nasci e nunca gostarei.

      comments user
      Elvys Pereira

      Eu também, somos dois. É bom se livrar deste peso na sua identidade realmente…

        comments user
        Rafael

        Somos 3

          comments user
          Man

          Somos 4.

          comments user
          @entrandoemcampo

          Somos 5

      comments user
      Abimael

      Este comentário foi removido pelos administradores do site por conter palavras de baixo calão ou difamação.

      comments user
      Julio albeytar

      Tenho tentado viver com este peso ser brasileiro nao e facil e mais aborrecimento do que qualquer outra coisa nao gosto vou dizer oque o pais e uns dos melhores do mundo o povo e que e mesquinho intrigueiro submiso idiota imprestavel inutil sem pudor pobre mesmo alem de tudo e cego e escravizado

    comments user
    Ricardo

    Tenho muito nojo e vergonha da minha cidadania brasileira. Eu estou indo atrás de abdicar. Todos os naturalizados de outras nações que, por crueldade do destino, nasceram no Brasil, deveriam fazer o mesmo.

    comments user
    Man

    Para NUNCA mais pagar os impostos abusivos e ilegais do Brasil, e deixar de ser sugado por um governo inescrupuloso, repugnante, terrorista e corrupto. Deixando de ser brasileiro, você estará livre de sustentar a corja de bandidos em Brasília!! Isso só para começar…

    comments user
    Felipe

    Em caso de um emprego no exterior, em alguns países, o Brasil tributa seus ganhos (mesmo estando fora do Brasil).
    Abdicando da nacionalidade, você não teria que continuar a pagar impostos no Brasil.

    comments user
    Ana

    Por que alguém NÃO iria querer…..?

comments user
Adriano

Nem vou discutir com vcs de que esse país é uma bosta, por q isso realmente é, ele é ruim em todos os aspectos, cultural, social, financeiro, etc…

Mas daí a abrir mão de uma cidadania, é ser muito boca-aberta… até por que, não custa nada e traz uma série de vantagens e diferenciais tanto dentro como eventualmente fora do país em questão…

    comments user
    Daniel

    Este comentário foi removido pelos administradores do site por conter palavras de baixo calão ou difamação.

comments user
Rafael

Olá!
Bom, gostaria apenas de comentar sobre o comentários das pessoas abaixo… Caros amigos, brasileiros como eu… É uma coisa muito triste ver vocês reclamarem tanto do nosso pais (Uns até se dizem enojados por serem brasileiros – Essa é nova!) Todos aqui querem sair do país e outros alem do mais querem perder sua nacionalidade. Eu só tenho a dizer MEUS PARABÉNS, vão sim embora desse pais chamado de Brasil! Por favor nos deixem e se possível nunca mais voltem. Pois de pessoas inúteis como vocês nós já estamos cheios, vocês sim são o verdadeiro problema desse país… Para que queremos vocês aqui seus vermes? É incrível ver a grande fraqueza que vocês tem que preferem deixar o país do que lutar pela sua pátria e tentar construir um país melhor.
Niguem se toca que o maior problema do Brasil é o brasileiro, ainda mais brasileiros como vocês, que são acomodados e querem apenas uma vida boa e mansa… Seria hipócrita se eu negasse que quero uma vida tranqüila também, e que também não queira viver um tempo no exterior. Mas tratar o país da forma que vocês tratam chega ser patético.
Vocês devem sim deixar o país, e sim fazer questão de perder sua nacionalidade, pois, quando o país mudar, e para melhor, vermes inúteis iguais a vocês que preferem fugir do que lutar não serão bem vindos!
Salve o brasil, salve a pátria amada, e morte aos vermes…

    comments user
    Man

    Fique você no aí tal do Brasil e dê toda a sua vida mediocre para o governo de merda.

    Este país não presta, tenho nojo mesmo. Puta lugarzinho fedido, gente fedida, rios fedidos, mendigos por todos os lados, crackentos e zumbis.

    E, os que saem, é porque não aguentam mais viver como vermes, pois estes não são vermes e tem inteligência o suficiente para ver o quanto o Brasil é uma verdadeira BOSTA. E vão embora mesmo.

    Fique você aí! Pague rios de impostos ilegais (incluindo Imposto de Renda Ilegal), não tenha nenhum serviço público de fato, pague o triplo pelo “Golzinho”, pague o triplo pela eneriga elétrica, pague o triplo pela gasolina e receba produtos com qualidade três vezes inferior aos equivalentes no exterior…

    O Peugeot brasileiro, tem o aço com qualidade inferior ao com relação ao MESMO modelo vendido na Europa, ou seja, o seu governo de merda, AUTORIZA maiores mortes nas estradas brasileiras só PARA GANHAR MAIS DINHEIRO!! E você ainda aprova isso! Mais BURRO que você, ainda está para nascer. Você paga o triplo por um carro de pior qualidade! Com autorização do Governo!! Isso é INACEITÁVEL!!! Só mesmo uma revolução para acabar com a bandalheira, com a pagapaida, que se chama “Brasil, um país de tolos”.

    De fato, os brasileiros BANCAM a vida boa dos que vivem no exterior, pois é para isso que serve o Brasil, para ser sugado, explorado e pilhado, com todas as energias possíveis e imagináveis! Sem o apoio do próprio Governo Brasileiro, isso seria impossível!! PENSE NISSO!

    Seu TROUXA!! E que se FODA O BRASIL!

    comments user
    Gustavo

    Rafael você escreveu isto em 2010, caso queira o Canadá aceita ex otarios,como você. Digo ex pois tenho certeza que se arrependeu de cada palavra que escreveu. Continue lutando pelo seu pais, tomando no toba de todos os lados. Se precisar de uns dolares emprestado para por gasolina estamos ai… Ja ia esquecendo, lembre-se verme é quem parasita e nós que não temos orgulho de nosso pais, com certeza somos mais evoluidos do que você, saido da condição de vermes,para pelo menos cidadãos!Coisa que você ai no Brasil nunca será! Ps tira o fone de ouvido pois Funk constuma deixar os vermes mais inteligentes, assim como você

    comments user
    Daniel

    Este comentário foi removido pelos administradores do site por conter palavras de baixo calão ou difamação.

    comments user
    Julio albeytar

    Vc fala em lutar por esse pais ou malhar em ferro frio o povo ja esta alienado escravizado e sem pespectiva de futuro poucos tem cultura neste pais pois se tivesem o governo seria outro e o povo tambem ser brasileiro deixou de ser um previlegio pra ser uma doenca grave aplaudo aqueles que vao para o melhor e que nao voltao aqui neste lixo

    comments user
    Soraya

    Dei meu sangue pelo Brasil. Denunciei a roubalheira do PT e duas CPI’s e todo brasileiro chamou-me de p…, trouxa, idiota e muito mais. Que deveria tirar proveito da situação e dai pra pior.
    Hoje que nada com o Brasil. Com o povo brasileiro menos ainda… esse eu faço q não conheço. Meu processo de pedido de despatriaçào está pronto e entregue, agora é esperar para livrar-me de vez do ranho de ser brasileira, e nunca mais colocar meus pés no Brasil

comments user
Fernando

Sincéramente, é fácil querer dar uma de bom criticando que não gosta do país, eu tb não gosto.
Um país que se diz ter democracia e obriga as pessoas a irem votar.
Não me leve a mal mas, o que esta acontecendo no rio não é a libertação dos moradores do compléxo do alemão e sim, a destruição de uma comunidade que quando sentia fome quem é que ajudava eles???
Os policiais?
O governo???
Não, era os próprios traficantes.
Então não me venha falar em vermes ou qualquer outra coisa, vamos começar a respeitar a opinião dos outros. Respeito a sua mas se é para criticar, critica o governo.
Todos se iludiram com o negócio de caras pintadas e tal. Mas na verdade isso foi uma tremenda armação para iludir o povo e dizer que temos poder. Temos porra nenhuma, se vc for exigir que um policial faça o serviço dele, simplesmente vc é preso por desacato.
isso é brasil!
Eu tb gostaria de sair desse país infame, onde pessoas ignorantes me enojam. Mas vou dizer que amo o meu estado, e hostaria de separar ele desse pais medilcre.

comments user
Thiago

Em Londres um garçom geralmente tem uma casa de classe média, um carro popular e sustenta mulher e dois filhos.
Nos EUA um pedreiro tem essas mesmas condições de vida e duvido que algum deles seja obrigado a trabalhar com chinelo havaianas por não ter dinheiro para comprar uma bota de proteção. Na Alemanha um lixeiro tem condições de pagar a própria faculdade pois a mensalidade não é 3 vezes maior que o salário dele.
Nunca ví na Európa favelas como as que existem aqui. Nem doenças como aqui. Se formos comparar o Brasil com outros países e regiões, o Brasil não passa de uma Àfrica que fica tentando imitar Estados Unidos. Felizmente alguns lugares do Brasil ainda são humanamente possíveis de se viver como Nova Friburgo, Gramado, Petrópolis e varias cidades na região sul… Curioso que essas regiões tem uma forte cultura européia… Mas lá também é Brasil, então persistem o desemprego e os salários ridículos.

Eu ja ví advogado prestando concurso para ser lixeiro aqui no Brasil, ele estava a ponto de passar fome.

Um médico estuda 8 anos para ganhar mill reais em um hospital público!

Minha esposa é professora do estado, nem comento o salário dela.

Eu sou técnico de informática. Estou a anos desempregado.

Perder a nacionalidade eu não acho uma boa não. Melhor é tentar a dupla nacionalidade se possível.

O Brasil só tem uma saída…

A unica saída do Brasil chama-se AEROPORTO. Mas tenha paciência porque o vôo pode atrazar muitas horas.

comments user
monica da silva oneto

Estou na italia da 18 anos,tenho cidadania Italiana,mas nunca gostaria de renunciar de ser barsileira,mas infelizmente mi obligam,eu nao voto da muitos anos e meu titolo de eleitor foi anulado,e por isso nao posso renovar esse maldito passaporte brasileiro( que nao mi serve pra nada a nao ser entrar no Brasil).quero perder a naturalizaçao brasileira assim acabou com essa amilaçao de renovar um passaporte q nao mi serve…o q fazer pra deixar de ser brasileira?? e entrar e sair sem problemas do Brasil…eu entro e saiu de qualquer lugar do mundo sem problemas com o passaporte italiano…pq o brasil tem q mi obligar entrar come brasileira,eu nao mi sinto nem quero mais ser brasileira?mi ajudem por favor! obrigadao!

comments user
juberlan machado

morei quase 7 anos em portugal,dando a mim direitos de da entrada em cidadania portuguesa. vim para o brasil, gostaria de me informar se poderia daqui do BRASIL, o andamento de meus papeis,desejo fazer um curso em alguns do paises no norte da europa……morando e trabalhando ai na alemanha ou frança……. grato

comments user
Marcos

Eu já renunciei à minha cidadania brasileira. No passado, fui um patriota, mas o Brasil, com os seus políticos ladrões – de direita e esquerda – e o povinho safado, quase acabou comigo. Hoje sou cidadão canadense e não quero mais nada com esse país de merda chamado Brasil. Nem passear… Aliás, adeus pra vocês.

    comments user
    Alex

    Como vc fez isso? Eu já não aguento mais este país de lixo que é o Brasil, como faço para ser aceito no Canadá? basta renunciar minha nacionalidade?

    comments user
    Rafael

    Pqp cara, meu objetivo de vida é morar no Canadá e ser um cidadão desse país foda, abdicar da minha cidadania aqui nesse brasil que eu n aguento mais viver.. Boa sorte pra vc ai cara!

comments user
Lebron Letchev

Olá Tatiana,

SDomos 2 a detestar o Brasil. Já vivi alguns anos na Europa e o que tive de ouvir ás custas da péssima fama que as brasileiras tem lá fora, por conta das exibições de mulheres semi-nuas, não é pouca coisa. Gostaria de saber se é tão simples assim requerer a perda da nacionalidade brasileira e quais os reflexos no resto da família? Antes de perde a nacionalidade brasileira, tenho que ter outra, como é que fica?

comments user
elizabete pedroso

OLA PESSOAL ACHEI INTERESSANTE ESTE SITE;TENHO DUPLA NACIONALIDADE;MORO HA MAIS DE 20 ANOS FORA DO BRASIL A CADA CHEGADA E UMA BATALHA P ADPATACAO POIS RETORNO UM MES AO ANO MINHA OPINIAO: SOU BRASILEIRA ADORO BRASIL NATUREZA EM GERAL MAR PRAIAS ETC:::MAS E VERDADE QUALIDADE DE VIDA NOTA BAIXA BAIXISSIMA;UM POVO CALMO NAO LUTA PELOS DIREITOS;NAO SABEM SE CONTENTAM COM UMAS SACOLAS ECONOMICAS; P COMPRAR VOTOS; O PROBLEMA NAO E O POVO E A POLITICA EU SO DESEJO QUE OS POLITICOS VIESSEM UM MES VIVER COM OS SALARIOS DE UM OPERARIO SENTIR NA PELE O QUE SIGNIFICA NAO TER COMO CHEGAR NO FINAL DO MES E PURA VERDADE NA EUROPA TODOS MANTEM A FAMILIA ESCOLA LAZER EDUCACAO FORA ASSISTENCIA SOCIAL FORMIDAVEL NINGUEM VAI VIRAR LIXO P COMER AQUI FAVELAS NOS MOROS ESSE BANDIDAGEM POR AI A FORA NORTE E SUL?MAS HA UM CONSOLO P NOS AGORA SOMOS BEM TRATADOS STAMOS MELHORANDO LA FORA ANTES COMO SOU ORIGEM EUROPEIA N TIVE PROBLEMAS OS DEMAIS ERAM N VOU NEM DIZER O QUE ELES PENSAM DE NOS:::mMAS EU PENSO QUE DEVEMOS LUTAR MAIS TEMOS CONDICOES P TRANSFORMAR ESSA LINDA NACAO EM MUNDO JUSTO EO QUE FALTA AQUI IGUALDADE DE DIREITOS VAMOS LUTAR TRANSFORMAR VAO MAS VOLTEM EU TAMBEM VOLTEI P MELHORAR NAO SOU UMA REVOLTA APRENDI DEMAIS FORA E LEGAL MAS AQUI E SEMPRE NOSSA TERRA NOSSA GENTE UM DIA VOCES VAO SENTIR FALTA DO CHURRASCO D CHIMARRAO MAR FRUTAS DOS SORRISOS DESTA GENTE SOFRIDA; LA HA MUITA CARA FEIA NINGUEM AGRDA NINGUEM ELES NAO BAJULAM NINGUEM E SE FOR ESTRANGEIRO POBRE CUIDADO MAS A EXPERIENCIA NAO TEM PRECO P MIM FOI MELHOR DE FACULDADE VALEU BOA SORTE AOS QUE VAO EAOS QUE RETORAM COM EU

comments user
simone

Mas abdicando da nascionalidade brasileira eu posso continuar a ter minha conta no banco la do Brasil?

comments user
Socorro Urgente

Olá, consegui cidadania americana e vivo nos EUA, como faço para me livrar da cidadania brasileira? Para mim é realmente importante abdicar dela porque ela me dá mais trabalho que ex-mulher, o fisco brasileiro tenta me sugar tudo que construi nos EUA, a cidadania brasileira tem sido uma maldição na minha vida, não vejo qualquer benefício em mantê-la, pelo contrário, quero me livrar dessa maldição de berço.

    comments user
    Man

    Nice move!! I’m about to do the same. Being a Brazilian? No, thanks! I hate those bastards trying to suck everything we conquer with hard work and They give nothing back, only corruption, environmental destruction, violent police, on top of people’s lives. I literally HATE Brazilian government, They stinks, that place is disgusting.

comments user
Leo

Sou brasileiro nato, moro ilegalmente nos USA e penso em abrir mao de minha cidadania brasileira.
Pergunto: Como se qualifica uma pessoa sem cicadania ? Quais sao seus direitos ?
Obrigado.

comments user
Julia

Urgente:Olá pessoal moro na Holanda e perdi a minha nacionalidade brasileira mas pago meu INSS A 30 ANOS o que devo fazer para não perder os benefícios já pagos eu ainda continuo pagando mas tenho receio de perder tudo que já paguei
juliavena@hotmail.com

comments user
Julia

Olha cada comentario aqui que me deixa BEGE!!! Pagar 30 anos de INSS no Brasil quando se mora na Holanda … pta que pariu!

Brevemente darei entrada a renuncia da cidadania brasileira. Para quem mora fora da selva, entra no site do consulado brasileiro no pais que vc mora que tem o link do que fazer.

Para voces que defendem tanto o Brasil… fiquem ai .. colar de beijos pra vcs e os impostos kkkkkkk

comments user
Mário Martins Pereira

Minha opinião, pátria é aquela que te acolhe, ficar limitado a uma nação,religião, time e futebol é comletamente uma burrice.

comments user
Leonardo

Nossa, gente, eu fiquei boquiaberto com alguns comentários! De alguns eu ri demais! Acredito que você tem que lutar pela tua felicidade, independente de onde você nasceu. Desde meus cinco anos eu já falava à minha mãe que sairia do Brasil. Este sonho é latente nas minhas veias. Já falo Inglês, mas tenho muito a melhorar ainda. Desde pequeno me identifico com a língua e a cultura inglesa, germana, anglo- saxã, como você quiser denominar essa campo de riquezas semânticas que é esse povo, dividido por questões políticas globais. Eu concordo com o que as pessoas comentam acerca da corrupção, e do povo brasileiro, mas nós sabemos que não podemos generalizar porque há pessoas boas sofrendo no Brasil. E o mais triste é que ninguém aqui quer aprender outras línguas, perdendo tempo com carnaval, futebol, e mais recentemente esses preconceitos religiosos em constante ascensão. Bem, eu sou neopagão, me critique negativamente quem quiser, eu não me importo, já passei da idade de ficar chateado com comentários ofensivos de quem não cuida de mim, me dá carinho, atenção. Eu ainda não formei na Faculdade, aos 23 anos. Mas eu já domino a Língua Inglesa. Canadá, Irlandas, Inglaterra, Suécia, Noruega, qualquer um desses Países que me derem qualquer proposta de emprego eu aceito. Primeiro porque eu não reconheço meu País de nascimento dentro de mim, segundo por detestar línguas neolatinas, embora eu admire o Italiano, bem como o povo Italiano, e terceiro por querer dar aos meus futuros filhos, se eu tiver, a oportunidade de crescer em um País desenvolvido intelectualmente, sendo nativo da língua que eu amo e venero, tendo ainda a possibilidade de ser pagão sem sofrer tanto quanto um brasileiro pagão sofre. Minha preocupação é unicamente os refugiados árabes. Meu sonho é sair do Brasil, perder minha nacionalidade de nascimento, e esquecer definitivamente a língua portuguesa, uma vez que os meus familiares brasileiros não falam inglês e não fazem questão alguma de aprender, e eu não tenho ninguém nessa terra de índio que dependa de mim (nem mesmo amigos que me prendam aqui). Eu desejo sorte a todos vocês. Eu desejo que vocês sejam felizes nas escolhas de vocês. E eu não aconselho a vossa saída apenas por questões políticas, tem que ter algo a mais, ódio ou amor não são o suficientes. Projete um ideal e siga- o. Lembre- se que há outras culturas, outros pontos de vista. Felicidades!

comments user
@entrandoemcampo

Para os amigos o Requerimento de perda de nacionalidade https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/LosAngeles/pt-br/file/Requerimento%20para%20Perda%20da%20Nacionalidade%20Brasileira.pdf

comments user
anak

Eu tambem gostaria revogar minha nacionalidade

Publicar comentário