• Gafes – O Que não fazer em alguns países

    Muitos de nossos hábitos, costumes, gestos, e atitudes tem conotação que poderão deixar você numa baita saia justa no exterior. Veja abaixo alguns deles:

    • Gafes: o que não fazer no Oriente

    INDIA

    • Não pega bem usar roupas justas e muito decotadas, você chamará muito a atenção
    • Pele clara é muito admirada pelos indianos

    CHINA

    • Jamais recuse a comida que lhe oferecerem, é um verdadeiro insulto. Se não conseguir, disfarce, coma um pouco e espalhe o resto pelo prato.

    JAPÃO

    • Os japoneses sempre cumprimentam as pessoas curvando-se para frente com insistência, demonstram mais respeito.
    • Falar alto pega muito mal, gargalhar de uma piada é ainda pior, principalmente para as mulheres
    • É indelicado espirrar diante de outras pessoas
    • Toma-se sopa direto na tigela, sem colher
    • Não se espera receber gorjetas por serviços prestados
    • Não elogie demais um japonês, ele irá encarar como falsidade
    • Gafes: o que não fazer nos EUA e Canadá

    ESTADOS UNIDOS

    • Fumar em recintos fechados é, além de muito indelicado, proibido em vários restaurantes, aeroportos, prédios comerciais e shopping centers. Olhe ao seu redor para ver se existem sinais de “proibido fumar”, pergunte à recepcionista de restaurante se o mesmo tem área para fumante, procure por áreas exclusivas para fumantes em alguns estabelecimentos públicos antes de acender seu cigarro, as multas são pesadas e no mínimo você vai passar pelo vexame de ser convidado a se retirar do recinto, pois o patrulhamento antitabagista é muito severo.
    • Não cumprimente alguém com beijinhos e abraços, a não ser que esta pessoa já esteja familiarizada com este hábito brasileiro. Normalmente o americano estende a mão para o cumprimento.
    • Sempre que você esbarrar acidentalmente em alguém, diga “excuse me” ou “sorry”.
    • Nunca esqueça de acrescentar a gorjeta à conta do restaurante, caso você seja atendido por um garçom ou garçonete. A gorjeta é parte forte do salário deles. E ao carregador de malas do hotel ou aeroporto costuma-se dar a gorjeta de US$ 1 por volume.
    • Chegue sempre no horário marcado, seja para um jantar, almoço de negócios, reuniões, consultas ou simples encontro informal. Ao reservar uma mesa num restaurante, espera-se que a pessoa chegue com cerca de quinze minutos de antecedência e quem convidou deve ser o primeiro a chegar.
    • Evite confusões com autoridades
    • É indelicado perguntar quanto uma pessoa ganha ou pesa
    • É prudente sempre perguntar como uma pessoa prefere ser chamada, pelo primeiro nome ou sobrenome precedido por Miss, Mrs ou Mr.

    CANADÁ

    • Canadenses não gostam de comparações sobre seu país com os EUA
    • Os canadenses também prezam pela pontualidade
    • Gafes: o que não fazer na Europa

    FRANÇA

    • Jamais use palitos de dente em público.
    • É indelicado um homem estar de pé, com as mãos no bolso, conversando com alguém
    • Não se usa chamar alguém pelo primeiro nome em contatos comerciais
    • Os franceses sempre lhe tratarão muito melhor se você demonstrar conhecer algumas palavras em francês

    INGLATERRA

    • “Pontualidade Britânica” é verdade, os ingleses são os mais pontuais do mundo. Um trem, por exemplo, parte com horários quebrados, às 8h31
    • Ao contrário dos americanos, os ingleses fumam muito, nos bares, hotéis, restaurantes, todo lugar
    • Os ingleses acharão você um verdadeiro bárbaro se o virem molhar o pão no molho que sobrar em seu prato

    ITÁLIA

    • Os italianos comem vários tipos de pratos numa mesma refeição, mas não ache estranho se a salada vier depois do prato principal
    • Como os ingleses, os italianos fumam muito e em todos os lugares
    • Nunca apalpe uma fruta para ver se está madura, você poderá ser xingado

    ALEMANHA

    • O homem sempre toma a iniciativa do drinque, nunca as mulheres
    • Um homem nunca deve tirar o paletó e arregaçar as mangas, mesmo se estiver muito calor, pode parecer muito desleixado
    • Quando estender a mão para cumprimentar alguém nunca deixe a outra mão no bolso, isso demonstra muita falta de educação

    ESPANHA

    • Espanhóis também fumam em toda parte
    • Não estranhe se encontrar o comércio fechado após o almoço, os espanhóis costumam fazer a “ciesta” por algumas horas
    • Gafes: o que não fazer em outro país

    Diferenças culturais, este é o ponto!

    Muito cuidado! Você pode não achar estranho se comportar normalmente durante uma viagem ao exterior. Para nós, brasileiros, pode parecer que tudo está normal, mas aos olhos de estrangeiros pode virar grosseria.

    Viagem ao exterior a trabalho, turismo ou estudos será sempre motivo de análise quanto ao comportamento adequado a cada lugar por onde você passar.

    Se você optar por se hospedar numa homestay (casa de família), mais profunda deverá ser a avaliação pessoal em conhecer um pouco mais sobre a cultura local, para que você não só evite cometer gafes quanto se surpreenda com a atitude deles.

    O brasileiro é conhecido por ser um povo caloroso, amigável, divertido mas também por achar que pode tudo em qualquer lugar do mundo. Aquele “jeitinho brasileiro” pode ser considerado um grande insulto e demonstração de falta de educação lá fora. Falar alto em público, andar em grupo pelas ruas às gargalhadas, fotografar pessoas, cumprimentar as pessoas com beijinhos e abraços, chegar atrasado, fazer certos sinais com as mãos, infringir leis de trânsito e fumar em recintos fechados são alguns detalhes que poderão criar situações extremamente embaraçosas para você. Usar um minúsculo biquíni brasileiro pode chamar muito a atenção, mesmo nos países europeus onde o topless é algo visto com muita naturalidade.

    Como evitar? Primeiro observe as atitudes das pessoas, na dúvida pergunte para alguém, não se sinta envergonhado, não há nada errado em perguntar. Mas cuidado, lembre-se que uma palavra traduzida ao pé da letra para outro idioma, pode dar um sentido completamente diferente àquilo que você quer expressar. Procure sempre ter consigo um guia turístico do país a ser visitado e pequenos dicionários de bolso, que além de tudo ajudam o turista conhecer as frases mais importantes.

    Alguns exemplos a considerar

    Gestos e sinais utilizados com as mãos podem trazer sérios embaraços, pois um mesmo sinal pode significar coisas muito distintas em diferentes países:

    Um círculo feito com o polegar e o dedo indicador é algo obsceno para os brasileiros, mas para os americanos significa OK, para os japoneses sinal de dinheiro, para os franceses algo sem valor e para os alemães é o mesmo que xingar alguém de idiota.

    Na Tailândia e na Bulgária, os movimentos de sim e não feitos com a cabeça, são invertidos. Na Austrália, o “V” da vitória ou o gesto de “positivo” quer dizer que você está mandando alguém para um lugar muito indevido. Na região da italiana Sardenha, na Turquia e na Grécia, o gesto usado para pedir carona vira um convite sexual. Nos países árabes é grosseiro sentar-se e mostrar a sola dos sapatos, pois é considerada a parte mais suja.


  • 8 Comentários

    Dê uma lida em algumas respostas para este artigo.

    1. [...] Gafes – O Que não fazer em alguns países Gafes – O Que não fazer em alguns países   Muitos de nossos hábitos, costumes, gestos, e atitudes tem conotação que poderão deixar você numa baita saia justa no exterior. Veja abaixo alguns deles: [...]

    2. Postado em janeiro 20th

      Talvez uma das maiores gafes que brasileiros possam cometer no Japão é, estando à mesa ou em uma comemoração, propor um brinde e pronunciar ‘tim-tim’, que, naquela cultura, é um dos termos referentes ao órgão genital feminino.

    3. Postado em janeiro 21st

      [...] Gafes: O que não se deve fazer em alguns faíses [...]

    4. Baby Lulu
      Postado em março 1st

      :P

    5. Baby Lulu
      Postado em março 1st

      rururururururururururu

      :L

    6. mari
      Postado em março 13th

      uma grande gafe para os alemães é ficar fungando diante deles. Quando por acaso vc espirrar, sentir seu nariz entopido ou escorrendo, NÃO fungue diante de um alemão, pois isso é uma grande falta de educação; pode assoar que eles ñ ligam.

    7. daniely
      Postado em março 22nd

      ahahhaha adorei a dica estou indo para alemanhã desde ja obrigada kkkkkkkkk

    8. caroline
      Postado em novembro 23rd

      nossa tudo que eu precisava tnho um trabalho para apresentar sobre isso e nao estava achando nada…perfeito
      obrigada

  • Deixe seu comentário

    Deixe-nos saber o que você pênsa.

  • Nome:

    Email (required):

    Website:

    Mensagem: