Bolsa de Estudo na Espanha

Bolsa de Estudo na Espanha

A partir do dia 8 de dezembro estarão abertas as inscrições para o ano acadêmico 2008-2009 do Becas MAEC, principal programa de bolsas do governo da Espanha. São 24 opções de bolsas de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) para estrangeiros, inclusive brasileiros, que pretendem estudar no país europeu e, ainda, para espanhóis interessados em estudos no exterior.

O período de candidaturas varia de acordo com a bolsa desejada. A maioria delas se encerra no dia 28 de dezembro. Mas, há opções em que as inscrições seguem até 21 de dezembro e outras até 29 de fevereiro de 2008. Fique atento aos prazos!

As inscrições para a renovação do auxílio recebido durante o ano acadêmico 2007-2009 podem ser realizadas de 11 a 29 de fevereiro de 2008.

O programa é destinado a jovens que já terminaram o curso superior e, em alguns casos, estudantes do último ano da graduação. Podem participar da seleção cidadãos estrangeiros de qualquer país, inclusive brasileiros, que sejam maiores de idade, com estudos universitários ou trajetória reconhecida em determinadas atividades que se enquadrem no programa escolhido para estudos. Os participantes devem, de preferência, ter idade máxima de 35 anos.

Para se inscrever, o primeiro passo é procurar uma instituição de Ensino Superior da Espanha incluída entre os programas oferecidos pelo Becas MAEC e escolher o curso desejado. O interessado deve apresentar à escola o projeto de estudo que planeja desenvolver e ser pré-admitido por ela, segundo os critérios e processos de seleção de cada instituição. Somente então, o estudante poderá solicitar a bolsa, exclusivamente através do site oficial do programa.

Além de um auxílio mensal, que varia de acordo com o programa escolhido, os aprovados terão direito a alojamento, seguro médico não-farmacêutico, ajuda para a viagem e, ainda, pagamento total ou parcial das taxas escolares. As bolsas serão concedidas antes do início do verão, quando começa o ano letivo no Hemisfério Norte, ou, então, antes do início dos estudos.

Pré-requisitos

  • No caso de estrangeiros, ter residência oficial, habitual e continuada em seu país de origem no momento da solicitação de bolsa;
  • Possuir passaporte válido;
  • Não ter sido beneficiado por programa de longa duração do Becas MAEC nem da Fundação Carolina nos últimos três anos;
  • Ter o título universitário necessário para ingresso no curso solicitado;
  • Possuir conhecimento suficiente da língua espanhola para conseguir acompanhar o curso;
  • Não padecer de enfermidades;
  • Apresentar endereço eletrônico seguro (que será usado para as notificações);
  • Ter sido pré-admitido na instituição de ensino espanhola onde pretende realizar os estudos.

 

  • Como solicitar uma bolsa

As inscrições só podem ser realizadas pela Internet, no site www.becasmae.es. As solicitações passam por pré-seleção que avaliará essencialmente o projeto de estudos e sua aplicabilidade e a motivação, os méritos acadêmicos, a experiência profissional, o currículo e as cartas de referência do candidato.

As solicitações pré-selecionadas passam por uma Comissão de Avaliação que contará com a participação de conceituados especialistas procedentes da universidade espanhola onde o estudante pretende ingressar. Essa comissão dará o parecer final sobre a atribuição das bolsas de estudo. A distribuição das bolsas por país seguirá os critérios da política de cooperação exterior espanhola e os selecionados terão 30 dias para apresentar ao programa os documentos requeridos a partir da data de comunicação de sua seleção.

    • Obrigações dos bolsistas

Os bolsistas devem comunicar a aceitação expressa da bolsa por correio eletrônico à AECI e apresentar-se ao responsável do Escritório de Relações Internacionais ou departamento equivalente na instituição de Ensino Superior de destino. É da responsabilidade dos aprovados a obtenção dos vistos exigidos para poder entrar e residir legalmente na Espanha (clique aqui para obter mais informações – em espanhol) e o cumprimento das regras impostas no edital do programa.

  • O programa

O Becas MAEC é oferecido, anualmente, pelo MAEC-AECI (Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação- Agência Espanhola de Cooperação Internacional) e utilizado pelo governo espanhol como instrumento de política de cooperação para os países que recebem, oficialmente, ajuda para seu desenvolvimento. Desta forma, tem se consolidado como o principal instrumento de promoção das relações culturais e científicas entre a Espanha e o resto do mundo.

Além disso, os estudos de pós-graduação em instituições espanholas (doutorado, tese doutoral, pós-doutorado, pesquisa e especialização) destinam-se ao aperfeiçoamento lingüístico e cultura do espanhol de estrangeiros e os estudos europeus contribuem para a formação e para a ampliação de estudos de espanhóis.

A cada ano, o Becas MAEC estabelece uma relação de programas de cursos oferecidos pela convocação que devem ser escolhidos pelos candidatos.

  • Conheça os programas em que brasileiros podem participar

Bolsas para Estrangeiros que não falam Espanhol – Estudos de Pós-graduação, Doutorado e Investigação de Língua e Cultura Espanholas, em Universidades e Centros Superiores na Espanha

Duração: Até um ano, a partir de outubro 2008. Prorrogável por mais dois anos para estudos de pós-graduação e investigação, e até três anos, exclusivamente para estudos de doutorado.

Requisitos específicos: Para realizar estudos de pós-graduação (mestrado e especialização) é necessário possuir título universitário equivalente ao bacharel espanhol. Já, para realizar estudos de doutorado ou investigação, os interessados devem possuir título universitário, equivalente a bacharel espanhol, preferencialmente três anos antes do início do programa, com perspectiva de prosseguir na carreira de docência ou pesquisa. E ainda, é preciso ter a pré-admissão da instituição de destino.

Valor da Bolsa: Para cursos acadêmicos no termo municipal de Madri a bolsa equivale a 600 euros mensais, alojamento e manutenção numa das duas residências universitárias da Fundação de Colégios Maiores. Para estudos fora do termo municipal de Madri a bolsa passa para 1.200 euros mensais. Para as matrículas o programa oferece uma ajuda de até 2.000 euros.

Inscrições: até o dia 28 de dezembro de 2007

Bolsas para Estrangeiros que não falam Espanhol – Cursos de Verão de Língua e Cultura Espanholas em Universidades do país

Duração: 1 mês, entre julho e agosto de 2008.

Requisitos específicos: Ser estudante universitário; e ser cidadão de países de língua oficial não espanhola.

Valor da Bolsa: 1.200 euros mensais

Inscrições: até o dia 21 de dezembro de 2007

Bolsas para pesquisadores sobre assuntos relacionados a Espanha e Tradutores de espanhol

Duração: Três meses, entre 1 de julho de 2008 e 30 de junho de 2009.

Requisitos específicos: Ser doutorandos ou doutores estrangeiros em temas espanhóis ou hispânicos; e ser tradutor estrangeiro de espanhol com experiência credenciada.

Valor da Bolsa: 1.200 euros mensais.

Inscrições: até 21 de dezembro de 2007

Bolsas para Estrangeiros de Países com Sedes das Academias Correspondentes e Sócias da Real Academia Espanhola para Estadias de Colaboração Formativa

Duração: Até 1 ano, a partir de 1 julho 2008. Prorrogável por até mais 1 ano.

Requisitos específicos: Ser nacional do país com sede da Academia Correspondente ou Sócia da RAE, onde se realizará a estadia de colaboração formativa e possuir título universitário superior em matérias afins à lingüística e filologia hispânicas.

Valor da Bolsa: 700 euros mensais.

Inscrições: até 21 de dezembro de 2006

  • Bolsas para estudos de pós-graduação, de doutorado e pesquisa na Espanha

Bolsas para Estrangeiros para Estudos de Pós-graduação, Doutorado e pesquisas em Universidades espanholas Centros

Duração: Até 1 ano, a partir outubro 2008. Prorrogável até mais dois ano para estudos de pós-graduação e pesquisa, e até três ano para estudos de doutorado.

Requisitos específicos: Para realizar estudos de pós-graduação é preciso possuir título universitário, equivalente a bacharel espanhol. Já, para realizar estudos de doutorado ou pesquisa os interessados devem possuir título universitário, equivalente a bacharel espanhol, preferencialmente três anos antes do início do programa, com perspectiva de prosseguir na carreira de docência ou pesquisa. E ainda, é preciso ter a pré-admissão do Centro de destino.

Valor da Bolsa: Para cursos acadêmicos no termo municipal de Madri o valor da bolsa equivale a 600 euros mensais, mais alojamento e manutenção numa das duas residências universitárias da Fundação de Colégios Maiores. Para estudos fora do termo municipal de Madri o valor passa para 1.200 euros mensais. Para as matrículas o programa oferece uma ajuda de até 2.000 euros.

Inscrições: até 28 de dezembro 2007

Bolsas para Estrangeiros para pesquisas e Estudos de Pós-graduação e Especialização em Órgãos Públicos espanhóis e Centros Docentes Não Universitários – Programa para estudantes ibero-americanos

Duração: Até 1 ano, desde outubro 2008. Prorrogável, excepcionalmente, até dois ano para estudos de pós-graduação e pesquisa.

Requisitos específicos: Para realizar estudos de pós-graduação (mestrado, especialização e experiente), é preciso possuir título universitário. Para realizar estudos de investigação, os interessados devem ter o título universitário superior, equivalente a bacharel espanhol, preferencialmente três anos antes do início do programa, com perspectiva de prosseguir na carreira da docência ou pesquisa. E ainda, é necessário ter a pré-admissão do Centro de destino.

Valor da Bolsa: Para cursos acadêmicos no termo municipal de Madri o valor da bolsa equivale a 600 euros mensais, mais alojamento e manutenção numa das duas residências universitárias da Fundação de Colégios Maiores. Para estudos fora do termo municipal de Madri o valor passa para 1.200 euros mensais. Para as matrículas o programa oferece uma ajuda de até 2.000 euros.

Inscrições: até o dia 28 de dezembro de 2007

Bolsas para Diplomatas Estrangeiros e Titulados Universitários Superiores Estrangeiros para o Curso de Estudos Internacionais na Escola Diplomática de Madri

Duração: 9 meses, a partir outubro de 2008, com caráter improrrogável.

Requisitos específicos: Ser servidor público diplomático de um serviço exterior estrangeiro, apresentado oficialmente por Nota Verbal de seu Ministério à Embaixada da Espanha no país origem. Possuir título universitário superior, equivalente a bacharel espanhol, os não diplomáticos. Já os solicitantes não diplomáticos deverão superar a prova de admissão do Curso da Escola Diplomática, a celebrar nas Embaixadas de Espanha no país de origem.

Valor da Bolsa – 600 euros mensais, mais alojamento e manutenção numa das duas residências universitárias da Fundação de Colégios Maiores.

Inscrições: de 02 de janeiro a 5 de fevereiro de 2008

Bolsas para Brasileiros para Cursos Oficiais de Especialização nas Universidades Espanholas do Grupo Tordesillas e para Práticas em Empresas Espanholas participantes no Programa

Duração: Até nove meses, desde outubro 2007, para a fase acadêmica.

Requisitos específicos: Possuir título universitário superior, equivalente a bacharel; e ter a pré-admissão do Centro de destino.

Valor da Bolsa: Isenção de pagamento de matrículas até 2.500 euros, a cargo da Universidade correspondente. E ainda, 1.200 euros mensais para a fase acadêmica. Durante as práticas em empresas, que terão duração máxima de três meses, as despesas ficam a cargo das empresas.

Inscrições: até 29 de dezembro de 2007

Bolsas de Renovação para Bolsistas Estrangeiros da convocação de Bolsas MAEC- AECI 2006-05 para segundo ano de Estudos de Pós-graduação ou terceiro ano para Doutorado

Valor da Bolsa: Para cursos acadêmicos no termo municipal de Madri o valor da bolsa equivale a 600 euros mensais, mais alojamento e manutenção numa das duas residências universitárias da Fundação de Colégios Maiores. Para estudos fora do termo municipal de Madri o valor passa para 1.200 euros mensais. Para as matrículas o programa oferece uma ajuda de até 2.000 euros

Inscrições: de 11 a 29 de fevereiro de 2008

  • Bolsas para espanhóis e estrangeiros de cooperação cultural na Espanha e no exterior

Bolsas para Espanhóis e Ibero-americanos para Ampliação de Estudos Artísticos na Academia de Espanha em Roma, em colaboração com o Ministério de Cultura e a Fundação Caixa Madri e Rafael del Pino

Duração: 1 outubro 2008 a 30 junho 2009, por trimestres naturais acumuláveis.

Requisitos específicos: Ser universitários superiores ou artistas.

Valor da Bolsa: 1.200 euros mensais, mais alojamento na Academia de Espanha em Roma, sem manutenção.

Inscrições: 2 a 31 de janeiro de 2008

46 comentários

comments user
katiussa lacerda

Buenas tardes!
Me llamo Katiussa, soy brasileña, tengo 23 años y soy graduada en Letras-Español con especialización en Lengua Española por la Universidade Estadual do Piauí, me gustaría saber si puedo conseguir una beca para estudiar en España y en que area y cuando puedo hacer mi inscripción.
Un saludo y gracias por la atención.

comments user
Hav

Gostaria de saber se essa programa se estende para alunos que estão concluindo o ensino médio, e tem fluencia em espánhol!

Abraços e agradeço a atenção!

comments user
cristiane silva

Me llamo Cristiane. me gustaria hacer un pos grado em comunicacion en españa.
me gustaría saber si puedo conseguir una beca para estudiar en España y cuando puedo hacer mi inscripción.
Un saludo

comments user
Ramon

me gustaria sabir se las becas del esudio son también para lo posgrado (maestro) en educación especial) y se podría me informar daqui a 3 años?

comments user
Ramon

pessoal interessado enposgrado que mora en brasil podera acessar meu e-mail para conversarmos e trocarmos duvidas e ficarmos assim entao preparados para as prociams bolsas, abraço Ramonde Brasil

comments user
Cariollanda

Hola…pretendo estudar em Madri em 2009, fazer um posgrado ou mestrado na área de Marketing Comercial. Gostaria de saber se tem alguma informaçao de inscriçao para Becas de 2009.
Gracias.

comments user
LUCIANE BITTENCOURT

OLA!
ME LLAMO LUCIANE, SOY BRASILLENA, GRADUADA EN FISIOTERAPIA Y GUSTARIA MUCHO DE HACER POSGRADO EN TERAPIA MANUAL.
OSTEOPATIA ME ENCANTA Y QUIERO SABER COMO HAGO PARA TENER UNA BECA EN ESTA ESPECIALIZACION.
GRATA,
LUCIANE BITTENCOURT.

comments user
Nina Milesi

Olá, sou brasileira, estudante e gostaria d saber uma informação. Qual é o procedimanto para se obter a bolsa d estudos para a Universidade de Santiago de Compostela (para doutorado sanduiche)?
Desde já agradeço
Nina

comments user
monika gomes

boa tarde! sou brasileira e estudante do curso de estetica e cosmetica e gostaria de saber onde posso encontrar mestrado de estetica ou cosmetria na espanha.grata

comments user
SIMONE

GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE MESTRADO NA ESPANHA,
MATÉRIAS,
VALORES,

comments user
saride

GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE OS CURSOS DE VERAO, NA ESPANHA PARA 2009, E TODA DOCUMENTACAO E PRE-REQUISITOS NECESSARIOS PARA A INSCRICAO DE BOLSAS.
DESDE JA OBRIGADA.

comments user
saride

QUERIA TAMBEM INFORMACOES SOBRE INTERCAMBIO PARA ACADEMICOS EM COMUNICACAO SOCIAL(JORNALISMO) E POSSIBILIDADE DE BOLSAS DE ESTUDOS NO CANADA, REINO UNIDO, NOVA ZELANDIA E ETC.
OBRIGADA.

comments user
Ana

Olá
Gostaria de saber mais sobre programa de doutorado, como
documentação e requisitos necessárias para conseguir uma bolsa.

aguardo

comments user
Maria Luíza

Hola, soy asistente social y gustaria de saber sobre algun curso de posgrado en la área de recursos humanos y donde és mais fácil conseguir una beca??
O que tengo que hacer para tener una beca en recursos humanos?
Gracías pela atención.

comments user
simone sobral

BOM DIA

Gostaria de saber mais informações sobre o mestrado e as inscrições, quais são as áreas disponíveis, documentos, valores, etc.

GRATA

comments user
katiussa

Hola!
Me guataria saber cuando abrirán inscripciones para las becas para el año de 2009 ó 2010.
Gracias por la atención.

comments user
yuri alexsey

Sou academico de Direito e gostaria de saber qual o periodo de inscrição para o concorrenci de bolsa de estuda de pos graduação para o ano de 2009, tendo em vista que estarei concluindo meu curso superior no referido ano.
Aguardo resposta e desde ja agradeço,
At.,

comments user
Isadora C. Cavalcante

Olá,

Tenho duas dúvidas:
Gostaria de saber quando iniciam as incrições para concorrer a becas para o ano de 2010.

E onde me inscrevo ou encontro informações para Bolsas para Estrangeiros que não falam Espanhol – Cursos de Verão de Língua e Cultura Espanholas em Universidades do país.

Adorei o artigo sobre as becas!

Obrigada e aguardo um retorno.

comments user
bonifacio kotingo dias

bom dia meu nome e bonifacio kotingo dias eu tenho muito problemas financeros familiar que me dificultam estudar tenho omedio feito e recorri ate as vossos braco pra que me ajudem na minha formacao pesso-vos carecidamente um bolsa de estudo obrigado pela antencao

comments user
Mariano Hebenbrock

Hi,

Eu sou o Mariano Hebenbrock, brasileiro- alemao, prof universitario de uma faculdade privada no interior do estado do Ceará. Eu sou mestre em Jornalismo Investigativo e Politica Internacional pela universidade de Hamburg- Alemanha. Falo fluente: Ingles, Espanhol, Italiano, Portugues e Alemao e gostaria de saber como faço para conseguir uma Beca para um futuro doutorado na Espanha.

Ficarei grato pela vossa resposta.

Mariano Hebenbrock

    comments user
    Renata Souza

    Esse cara é um coitado. Um dos sujeitos mais ridículos nos congressos.

comments user
SHEYLA AC

Gostaria de saber se existe algum curso superior em estetica que ofereça bolsa de estudos para estrangeiros.Não falo espanhol,mas gostaria de aprende-lo na ocasião.
Agradece a atenção .
Sheyla AC

comments user
Rosa Maria Costa

Sou Mestre em Ecologia e Conservaçãoda Biodiversidade e tenho interesse em fazer meu doutorado em outro País. Gostaria de saber qual o periodo de inscrição para o concorrer a bolsa de estudo de pos graduação para o ano de 2009.
Como faço para ter acesso as instituições de Ensino Superior da Espanha incluída entre os programas oferecidos pelo Becas MAEC ?

Obrigada.

Rosa M.

comments user
Taianni Lopes

Sou academica de Direito da Unp Natal/RN e atualmente estou cursando um semetre na faculdade Andres Bello no Chile, regresso ao Brasil em Dezembro e gostaria de saber qual o periodo de inscrição para o concorrer a bolsa de estudos de pos graduação para o ano de 2009, tendo em vista que estarei concluindo meu curso superior no referido ano.
Aguardo resposta e desde ja agradeço

comments user
Tatianne Ribeiro

Sou formada em farmácia e especializada em anatomia patológica e atuo como professora universitária e citologista clínica. Gostaria de cursar doutorado em uma universidade espanhola com bolsa. Qual o procedimento necessário para solicitação de bolsas em 2009?
Muito obrigado pela atenção

comments user
amino

salut
je veux savoir comment inscrire au becas 2010.merci

comments user
Brisa Roberta

Hola! soy brasileña tengo 28 años y soy graduada en letras vernaculas, tengo fluencia en lingua española y tambien en catalã, tengo interesse en hacer un mestrado en Barcelona, me gustaria informaciones de becas y de las opciones q tengo.
Muchas gracias!

comments user
Daniel Marinho

gostaria de informacões sobre os cursos de verao 2009 para Espanha e toda a documentaçao necessária e pre-requisitos também.

Agradeço

comments user
Christian Marques

rezados,

Inicilamente, quero me informar sobre bolsas de estudos na Espnaha.
Meu nome é Christian Piñeiro Marques sou espanhol por naturalidade,residente no Brasil, formado em Direito e advogado, cursando pós-graduação.
Como faço para me inscrever no programa de bolsas para as faculdades de Direito da Espanha?
Ou ainda, como faço para poder estudar ou realizar pesquisas na Espanha, mesmo sem programas de bolsa?

Atenciosamente.

Christian Piñeiro Marques

comments user
emerson campos

olá bom dia, gostaria de ser informado quando abrirem novas inscrições para a proxima seleção bem como informações de como devo proceder para pleitear uma bolsa para mestrado ou doutorado na área de saúde, sou fisioterapeuta e estou formado a um ano e trabalho com reabilitação cardiovascular, estou fazendo pos-graduação em fisioterapia hospitalar e pretendo o mais breve possível entrar para um mestrado ou doutorado e adoraria que fosse em uma instituição estrangeira. de já muito abrigado e aguardo respostas

comments user
Paula Lira

Olá,

Sou fisioterapeuta (brasileira) graduada pela UFPE. Gostaria de saber o que faço para conseguir fazer um curso ou o mestrado na Espanha.

Obrigada

comments user
sabrina comiotto baretta

ola, sou brasileira, mas pretendo trabalhar e estudar na espanha em algum tempo. Tenho amigos espanhois na espa nha em Pamploma e isso me facilitaria muito. pretendo ir para uma universidade perto de pamplona para fazer jornalismo investigativo ou pubicidade…mas, preciso de ajuda ! O que vcs me sugerem? ah , tenho o espanhol na ponta da lingua..
obrigada

comments user
Maria Emanuel Almeida

Sou doutorada em Ciências da Educação pela Universidade da Corunha com uma tese subordinada ao título “Educação para a Paz em Ciências Naturais do 3º Ciclo do Ensino Básico em Portugal”. Gostaria de continuar a investigação na Universidade da Corunha, no âmbito do pos doutoramento.
Seria possível informar-me se existem bolsas para estes casos?
Agradeço a atenção e espero uma resposta
Cordialmente
Maria Emanuel Almeida

comments user
Isabella

Olá, sou brasileira e estou terminando curso de Direito em julho de 2010. Pretendo fazer mestrado em Direito de Família na Universidade de Barcelona e gostaria de saber o período para concorrer à bolsa de estudo! Desde já agradeço. Isabella P.

    comments user
    Wladia gomes

    Olá quais as bolsas que brasileiros tem direito? Posso concorrer a bolsa p area da estetica ? Maquiagem ou massoterapia? Tenho 40 anos ha algum problema?

comments user
Andreia Sanchez

Olá, sou brasileira com dupla cidadania (espanhola)e estou terminando curso de Direito em dezembro de 2010. Gostaria de alguma informaçao sobre curso superior pago pelo governo espanhol para filhos de imigrantes espanhoes residentes no brasil ou ate mesmo na espanha. Desde já agradeço. Andreia S

comments user
Rosane Soares

Boa tarde, sou formada em farmácia e especializada em farmácia hospitalar.Gostaria de ser informado quando abrirem novas inscrições para a proxima seleção bem como informações de como devo proceder para pleitear uma bolsa de doutorado na área de saúde. Qual o procedimento necessário para solicitação de bolsas em 2010 ou 2011?
Aguardo retorno.
Desde já, obrigada.

comments user
Jaqueline Gomes

Bom dia, sou fisioterapeuta formada pela Universidade da Amazônia (UNAMA-PA).Gostaria de obter informações sobre as possíveis inscrições para a proxima seleção,quais as especializações disponibilizadas, como também informações de como devo proceder para pleitear uma bolsa de estudo na área de saúde. Qual o procedimento necessário para solicitação de bolsas?
Desde já agradeço.

    comments user
    Magna

    Sou Fisioterapeuta e gostaria de saber como posso pleitear uma bolsa de estudo na área da saúde.

comments user
João Carlos nunes Freire Filho

Tenho 17 anos(13/06/1993), estou me formando no ensino médio técnico de informática no Colégio Oswaldo Cruz, jogo futebol desde os 3 anos de idade, disputei a copa CUEBLA e Associação pelo Nacional A. C. aqui de São Paulo, entre outros. O último torneio disputado foi pelo Colégio (copa FEI de futsal) no qual ganhamos medalha de prata, perdendo a final para o Colégio Objetivo, cujo todos atletas eram federados. Fiz um teste para patrocínio da Nike e passei em todas as fases, exceto a última (de quase 1000 atletas fiquei entre os 20) só sendo qualificados 10. Jogo futebol de campo, salão e society e já fui chamado por diversos ditos empresários, mas não confio nas propostas feitas, acredito que meu futuro esteja nos EUA. Tenho um inglês básico, mas penso em fazer um intensivo de 6 meses nos EUA para aprimora-lo, para assim conseguir uma bolsa para a Universidade.
Gostaria de saber como vocês podem me ajudar?

comments user
João Carlos nunes Freire Filho

Tenho 17 anos(13/06/1993), estou me formando no ensino médio técnico de informática no Colégio Oswaldo Cruz, jogo futebol desde os 3 anos de idade, disputei a copa CUEBLA e Associação pelo Nacional A. C. aqui de São Paulo, entre outros. O último torneio disputado foi pelo Colégio (copa FEI de futsal) no qual ganhamos medalha de prata, perdendo a final para o Colégio Objetivo, cujo todos atletas eram federados. Fiz um teste para patrocínio da Nike e passei em todas as fases, exceto a última (de quase 1000 atletas fiquei entre os 20) só sendo qualificados 10. Jogo futebol de campo, salão e society e já fui chamado por diversos ditos empresários, mas não confio nas propostas feitas, acredito que meu futuro esteja na Europa. Tenho um inglês básico, mas penso em fazer um intensivo de 6 meses na espanha para aprimora-lo, para assim conseguir uma bolsa para a Universidade.
Gostaria de saber como vocês podem me ajudar?

comments user
Wlacio Junior

Boa tarde, sou fisioterapeuta formado pela Escola Superior da Amazonia (ESAMAZ-PA).Gostaria de obter informações sobre as possíveis inscrições para a proxima seleção,quais as especializações e mestrados disponiveis, como também informações de como devo proceder para pleitear uma bolsa de estudo na área de saúde. Qual o procedimento necessário para solicitação de bolsas?
Desde já agradeço.

comments user
fabiola

ola,

sou fisioterapeuta, gostaria de saber como funciona os cursos ai, estou querendo ficar um tempo ai, minha area e pilates??
agradeço atençao desde ja

comments user
Augusto Afonso Zengunde

Desejo obter bolsa de estudo para frequenter curso de especialidade em farmacologia clinica na espanha.

sou farmaceutico

comments user
Augusto Afonso Zengunde

desejaria de frequentar Curso de mestrado ou pos’graduacao emfarmacologia de modo poder abracar a docencia

comments user
Welington

Olá sou brasileiro e tenho mais dois companheiros que estamos querendo fazer uma transferência para uma universidade em Santiago de Compostela estejamos no 3º ano do curso de medicina e gostaríamos de saber como conseguimos essa bolsa.

Publicar comentário