O que significa Au Pair

O que significa Au Pair

Com base na dica citada por nossa colega Flávia, achei interessante explicar para aqueles que ainda não sabem a função, direitos e até mesmo o que significa “Au Pair”.


Au pair é uma expressão francesa que significa “ao par”, ou seja, em termos iguais, intercâmbio em igualdade de condições. Como é mais comum a au pair do sexo feminino, nos referiremos nesta página a esta ocupação como “a” au pair, não havendo nenhuma intenção em discriminar “os” au pairs.

O termo au pair hoje refere-se a programas de intercâmbio cultural de 12 meses com remuneração, para jovens de 17 a 25 anos, de ambos os sexos. A au pair é recebida por uma família com criança(s), recebe estadia com pensão completa, bolsa de estudos, e tem como responsabilidade principal atender a(s) criança(s) e auxiliar na administração do lar.

Deve ser uma pessoa emocionalmente estável, física e psicologicamente saudável, responsável, com experiência e talento para cuidar de crianças. O programa representa para a jovem inter-cambista uma oportunidade de assimilar a língua e a cultura ao mesmo tempo em que é remunerada.

Os requisitos para ser au pair na Alemanha são:

Idade entre 17 e 25 anos (incompletos);

Ser solteira e não ter filhos;

Gostar de crianças e ter experiência comprovada com elas;

Ter experiência em trabalhos domésticos;

De preferência não fumante;

Bom estado de saúde;

Ter conhecimentos básicos da língua alemã;

Ter interesse na cultura e língua alemãs.

Tarefas da au pair As tarefas diárias de uma au pair podem variar muito, dependendo do estilo de vida de cada família, com quem a au pair estiver morando.

Fazem parte das responsabilidades diárias da au pair:

Leves trabalhos domésticos, como auxiliar na limpeza e arrumação da casa ou apartamento, assim como na lavagem de roupa (ATENÇÃO! A Au pair não é faxineira nem passadeira!);

Preparar o café da manhã e refeições simples (ATENÇÃO! A Au pair não é cozinheira!); Tomar conta das crianças pequenas, levando-as ao jardim de infância ou escola ou acompanhá-las a algum outro evento, bem como passear e brincar com elas;

Vigiar a casa, quando os pais estiverem fora, e ajudar no cuidado com os animais domésticos.

Direitos e Deveres da au pair

Há um acordo do Conselho Europeu que regula o emprego de au pairs na Europa, definindo os requisitos necessários de trabalho e moradia, o curso de idioma, o seguro de saúde, assim como os direitos e deveres da família que hospeda. Este acordo não foi ratificado pelo governo alemão, porém é respeitado e seguido na prática. Além disso, o emprego de au pairs na Alemanha é comum há muitos anos, portanto algumas regras básicas foram se definindo na prática ao longo dos anos, como quanto à duração da estada, carga horária de trabalho, horas livres, férias, curso de idioma, acomodação e alimentação, mesada e custos de viagem, seguro de saúde e de acidente e término do contrato.

Duração da estada

Normalmente as/os au pairs permanecem por 12 meses na casa de uma família. Em alguns casos, por tempo mais curto, como, por exemplo: a au pair de verão, por apenas 3 meses. Não é possível prolongar o visto de um ano, ele só é concedido uma única vez.

Tampouco é possível ser au pair de uma outra família, por mais um ano.

Carga horária de trabalho, horas livres e férias

As tarefas diárias no trabalho doméstico não podem exceder 5 horas por dia. Esta carga diária só pode ser excedida, se antes combinado com a au pair. As horas extras devem ser então devidamente compensadas.

A família pode cobrar da au pair que realize as suas tarefas em tempo adequado para tal. Não conta como tempo de trabalho, a realização de tarefas a nível privado, como arrumar o próprio quarto e fazer compras de utensílios pessoais. A divisão da carga horária de trabalho se orienta pelas necessidades da casa e seus moradores, porém uma certa rotina pode ser esperada.

No mínimo um dia livre na semana deve ser concedido a au pair (não obrigatoriamente no fim de semana, mas no mínimo um domingo por mês de folga). Se a au pair permanecer um ano na casa da família, ela terá direito a férias de 4 semanas, ou para cada mês 2 dias de férias. As férias têm que ser combinadas com a família. Se a própria família viajar de férias, normalmente a au pair vai junto com ela, o que não corresponde às férias da au pair, pois ela terá alguns deveres, como tomar conta das crianças neste período.

Curso de idioma

Todas au pairs têm direito a participar de um curso de alemão nas suas horas vagas, assim como outros eventos culturais. A família não tem obrigação de arcar com os custos do curso, mas em alguns casos isto acontece. O horário de curso deve ser combinado com a família. A família deve arcar com os custos de transporte até o curso em pelo menos 2 vezes na semana.

Acomodação e alimentação

São direitos básicos da au pair. Normalmente a au pair dispõe de um quarto para si própria na casa ou apartamento da família. Ela participa das refeições diárias como todos os membros da família. Mesada e custos de viagem O objetivo principal de ser au pair é aprimorar os conhecimentos da língua e aprofundar o conhecimento geral da cultura alemã.

Mesada e custo de viagem

Uma au pair não recebe um salário, mas sim uma ajuda de custo ou mesada. No momento, esta mesada é por volta de 205 Euro mensais, independente da carga de trabalho doméstico. Em via de regra, é a própria au pair que arca com os custos de viagem, do Brasil para a Alemanha.

Seguro de saúde e acidente

É necessário um seguro de saúde que cubra os custos relativos à doença ou até no caso de uma gravidez e parto, bem como acidente. A família deve arcar com todos os seguros.

Término do contrato

O contrato como au pair termina no tempo acordado entre as duas partes. Em caso de desistência antes do prazo acordado, deverá ser dado aviso prévio de 14 dias. Se o aviso prévio não for obedecido, ambas as partes estão sujeitas a uma multa de 50 Euros por semana.

O contrato pode ser cancelado imediatamente, caso exista uma razão de força maior.

Quanto custa uma au pair para a família?

Custos Iniciais Para financiar uma au pair por um ano, deve-se levar em consideração os seguintes custos:

Taxa da Agência: aprox. 250 Euro + impostos;

Se a au pair não for recomendada pela agência e sim encontrada pela família sem ajuda de Agência, as agências costumam fazer um desconto nesta taxa.

Taxa da Agência, incluindo desconto: 130 Euro + impostos;

Pedido de visto ou prolongação de visto: aprox. 41 Euros;

Custos para obter um Termo de Obrigação (“Verpflichtungserklärung”) requerido pelo Departamento de estrangeiros (“Ausländeramt”): aprox. 21 Euros;

Custos Mensais Seguro de saúde privado: aprox. 29 a 39 Euros, dependendo da oferta de seguro;

Mesada de 205 Euros;

Custos com transporte 2 vezes por semana ou cartão de transporte mensal (“Monatskarte”), para que a au pair possa assistir ao curso de idioma;

Custos extras com energia, água, alimentação, bem como custos com passeios, entradas em parques, teatros, eventos; Dicas, Links e Informações Se você é au pair, você pode se filiar a um clube (em alemão “Verein”), para obter mais informações e apoio em caso de problemas com a família.

Frequentar as reuniões trimestrais do clube é um direito seu. Caso a família para a qual você esteja trabalhando, não tiver pago um seguro de saúde ainda, todos os custos decorrentes de uma visita ao médico, dentista ou hospital deverão ser cobertos pela família.

Alguns links interessantes:

Intermediação com Agências:
http://www.au-pair-box.com

Uma organização:
http://www.au-pair-society.org

Clube de Au Pairs:
http://www.au-pair-vij.org/index3.htm

Diretório de Agências:
http://www.au-pair-agenturen.de

Uma Agência:
http://www.www.aupair-iav.de

Mais um Link gentilmente fornecido pela participante Flávia, para nos ajudar em mais pesquisas.

http://www.greataupair.com

0 comentário

comments user
Miss Nanny

This post is great! I think you are putting a lot of hard work on your blog. I’m sure I’d come back here more often. You can also visit my site where you can find Professional Nannies or you could also post Babysitting jobs if you want for free. Thanks!

comments user
dreika

realmente removeu minhas duvidas.
obrigado

Publicar comentário