Dicas para viagem a Buenos Aires

Dicas para viagem a Buenos Aires

Real em alta, peso em baixa em relação ao dólar. O resultado desta equação em Buenos Aires pode ser visto nas ruas: a cidade está tomada pelos brasileiros. Serão 80 mil turistas visitando a capital argentina até o final deste ano.

Se você também está planejando sua viagem a Buenos Aires veja aqui as dicas do jornalista Fabio Schivartche, relatou suas dicas e impressões sobre a capital argentina.

Plaza de Mayo e Casa Rosada

Este é um passeio imperdível: a Casa Rosada é a sede do Poder Executivo na Argentina e protagonista de sua história. Foi de sua varanda que Evita e o general Juan Domingo Perón fizeram seus famosos discursos públicos à nação.De lá também os militares comandaram os atos de tortura que levaram milhares à morte no final dos anos 70. Nos anos 80 os ares da democracia tomaram a praça em forma de manifestações.

A Casa Rosada é um palácio construído há quase 150 anos e fica na arborizada Plaza de Mayo, no coração da cidade. Passe ao menos uma hora na praça, compre uma bandeirinha do Boca Juniors ou do River Plate dos ambulantes e relaxe sob o sol austral na frente da refrescante fonte.

Obelisco

O Obelisco da avenida 9 de Júlio será presença constante em sua viagem a Buenos Aires. Vira-e-mexe você vai esbarrar nele -ou pelo menos em sua majestosa sombra. Orgulho dos portenhos, ele foi construído em 1936, no 400º aniversário da chegada dos espanhóis E hoje é talvez a construção mais conhecida e fotografada da capital argentina.

San Telmo

O bairro de San Telmo é um dos mais boêmios e artísticos da cidade. A Plaza Dorrego, um centrinho informal da região, lota aos finais de semana, atraindo centenas de turistas para sua feirinha de artesanato. Escolha um bar ou restaurante de sua preferência ao redor da praça e relaxe.

O coração do bairro de San Telmo é a praça Dorrego. E ele bate mais forte aos domingos, quando a feira de artesanato atrai centenas de turistas para lá.

O bacana desse passeio é passar um bom tempo sentado na praça, olhando o movimento. Sem pressa. Apenas curtindo o sol ou o friozinho de Buenos Aires. Há diversos cafés e bares ao redor da praça com mesinhas na calçada. Escolha o bar que mais lhe agradar, pois os cardápios são semelhantes, assim como os preços.

O artesanato que se vende na praça é semelhante ao de qualquer “feirinha hippie” brasileira. A diferença está nas pequenas cuias para chimarrão e em alguns artigos de couro. Tudo muito barato.

Mas o bairro oferece muito mais do que a praça Dorrego. Há muitos antiquários espalhados por San Telmo, alguns dos melhores de Buenos Aires.

O mercado de San Telmo também vale uma visita – principalmente para quem gosta de ver como vivem os argentinos. Lá estarão os moradores do bairro fazendo fila para comprar as famosas linguiças da região. Ou donas de casa escolhendo frutas para sua família.

Para quem gosta de história, vá até a calle Humberto Primo, 340, e veja a bela igreja Nuestra Señora de Belen, construída como uma escola jesuíta em 1767. Quatro décadas depois da inauguração da igreja é que San Telmo exerceu papel fundamental na história do país, tendo partido de lá os primeiros movimentos (primeiro contra os ingleses, depois contra os espanhóis) que levariam a independência da Argentina.

La Boca

O bairro se transformou no símbolo de Buenos Aires por causa de uma rua: el Caminito, uma viela com casas feitas de coloridas placas metálicas. Provavelmente você já viu inúmeras fotos dessa região.

E provavelmente você também gravará as suas recordações, espremido entre dezenas de turistas orientais com câmeras de vídeo, sósias de Maradona se oferecendo para fotos por uma módica quantia (que pode variar de 20 a 100 pesos) e argentinos tentando vender alguma bugiganga.

Recoleta

É o bairro dos portenhos ricos. E justamente por isso tem jardins muito bem cuidados, cafés e bares super charmosos e -acredite- um cemitério que vale a pena conhecer.

Puerto Madero

Com seus restaurantes refinados e uma arquitetura peculiar, Puerto Madero é hoje em dia um dos bairros mais interessantes de Buenos Aires.

Uma boa opção para passeio para o dia é caminhar pelas margens do rio represado e atravessar a Puente de La Mujer, obra do consagrado arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

De noite, escolha um entre os dezenas de restaurantes que abriram no lugar dos antigos galpões abandonados -e bom apetite.

Palermo Viejo

É uma das regiões mais descoladas de Buenos Aires. De dia, inúmeras lojas oferecem produtos da moda e apresentam o que vai ser a moda daqui a uns meses ou anos -é o paraíso dos fashionistas portenhos. De noite, é “o lugar” para cair na balada, jantar com a família ou apenas tomar uma cerveja com os amigos num charmoso barzinho de esquina.

Teatro Colón

A poucos meses de celebrar seu centenário, o Teatro Colón é o maior do país e o segundo maior do hemisfério sul (sua capacidade para 2,5 mil pessoas só perde para a Ópera de Sydney, na Austrália). É para lá que os portenhos vão para ouvir música clássica de qualidade ou ver um balé de nível internacional.

Veja o site e agende seu programa  www.teatrocolon.org.ar

Malba

O Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires -conhecido como Malba – reúne uma das melhores coleções de arte do continente. Está lá, por exemplo, o “Abaporu”, pintado pela brasileira Tarsila do Amaral em 1928. Há também obras do duo mexicano Diego Rivera e Frida Kahlo. Imperdível!

Veja o site do museu www.malba.org.ar/web/

Onde comer

Este miniguia de Buenos Aires não tem a pretensão de abranger toda a cidade, nem todos os bons restaurantes. São apenas dicas que podem servir para sua iniciação gastronômica na capital argentina.

Se você não reservou seu ingresso para ver uma ópera no Teatro Colón, ainda dá tempo de curtir um pouquinho do sabor lírico de Buenos Aires.

O restaurante “Positano” tem uma comida razoável. Mas o grande destaque do cardápio (que custa 100 pesos e inclui vinho à vontade) é o show que acompanha a refeição.

Entre os cantores podem estar alguns dos artistas do Colón, fazendo um ” bico” noturno e encantando os clientes -que ficam literalmente de boca aberta com a potência vocal dos músicos.

Como chegar: o restaurante Positano fica na Av. Olleros, 1.760, em Las Cañitas, no refinado bairro de Belgrano. Tel: 4772 7539. O preço é salgado, 100 pesos. E é necessário reservar com antecedência.

As carnes argentinas

Você sabe a diferença entre um bife de chorizo e um lomo? Se a resposta for não, é melhor você  consultar o dicionário das carnes argentinas antes de embarcar para Buenos Aires, o paraíso dos carnívoros.

Quando um turista brasileiro decide vir à Argentina, é provável que pense logo naqueles suculentos bifes -se não for vegetariano, claro. Mas na hora que chega no restaurante dá aquele branco: qual prato pedir? E como se pede essa carne em castelhano?

Com a ajuda de garçons de tradicionais restaurantes especializados em carnes de Buenos Aires selecionei aqui abaixo alguns dos mais famosos cortes argentinos e sua tradução para o português. Mas atenção: os cortes não são exatamente os mesmos do Brasil, então é possível que seu prato venha um pouco diferente -melhor, geralmente.

Bife de chorizo = contra-filé

Tira de assado = costela de boi

Vacio = costelas desossadas

Colita de cuadril = picanha

Lomo = filé mignon

Matambre = corte típico argentino, uma carne magra e muito saborosa

Chorizo = linguiça

Mollejas = moela de frango

Conhecendo essas palavras, dá para começar sua aventura gastronômica em Buenos Aires.

A outra dica é o restaurante “Parilla 1880”, no bairro de San Telmo. O lugar é muito simpático e fica na frente de uma grande praça, perfeita para uma leve caminhada na medida para abrir o apetite.

Quando for comer, escolha uma das mesas perto da janela para ver o vai-e-vem dos portenhos enquanto você toma uma cerveja Quilmes e se delicia com os aperitivos e cortes diferentes que o cozinheiro oferece.

Como chegar: o restaurante Parilla 1880 fica na calle Defensa, 1.665, em San Telmo

Mc Donald´s kosher

Para os judeus religiosos, essa é uma dica útil. Para a maioria dos internautas, uma curiosidade. O Mc Donald´s de Buenos Aires tem a única loja kosher (cuja comida é feita de acordo com os preceitos judaicos) da América Latina.

Os sanduíches não têm queijo, porque não se pode misturar derivados de carne com derivados de leite. Tampouco há carne de porco no cardápio. Outra diferença: a loja não abre aos sábados, um dos dias de maior movimento no shopping. É que esse dia é o shabat, o dia de descanso dos judeus na semana.

Como chegar: O Mc Donald’s kosher fica no shopping Abasto, na avenida Corrientes, 3.247.

Os cafés

Passar algumas horas num charmoso café de Buenos Aires, batendo papo com amigos ou lendo um bom livro, ajuda a entender a alma portenha. Era o que faziam os escritores Julio Cortázar e Jorge Luis Borges, dois gênios da literatura mundial.

CafeTortoni

Construído em 1858, é o salão de café mais conhecido da cidade. Tem ambientes exclusivos para reuniões privadas e uma comida gostosa. Já virou um marco de Buenos Aires.

Como chegar: o Café Tortoni fica na Av. de Mayo, 829, no Microcentro, e está aberto das 8h da manhã às 3 da madrugada, todos os dias.

La Ideal

É a confeitaria onde foi filmado “Evita”, do cineasta Alan Parker. O imenso salão e as bolachinhas frescas atraem até moradores de bairros distantes.

Como chegar: A Confeiteria “La Ideal” fica na calle Suipacha, 384, no Microcentro.

Compras

Com o peso desvalorizado em relação ao dólar, os preços na Argentina estão muito favoráveis aos brasileiros. Desta vez, vale a pena gastar. Mas faça suas compras com cautela e inteligência, pesquisando e comparando os preços em mais de uma loja.

Aproveite o tempo dedicado às compras para conhecer os bairros de Buenos Aires. E repare nos detalhes, como por exemplo nos sons dos músicos da calle Florida -veja no vídeo abaixo.

Calle Florida

Um grande calçadão, a calle Florida é uma das principais ruas comerciais de Buenos Aires. Tem de tudo (de camisetas de times de futebol argentinos a livrarias gigantescas), para todos os bolsos.

As mulheres devem dar um pulo nas lojas de departamento, e conferir um pouco da moda local. Quem busca roupas e acessórios de couro encontrará na calle Florida uma enorme variedade.

Galerias Pacífico

Fica num dos extremos da calle Florida. Reúne lojas mais sofisticadas -e com preços mais salgados. Mas de tantos brasileiros que passam por lá até os vendedores já falam um pouco de português.

Vinhos argentinos

Pesquise bastante antes de comprar, pois é possível encontrar o mesmo produto com diferenças gritantes no preço. Uma boa dica é começar sua pesquisa (e talvez suas compras) em grandes adegas da cidade. Há boas opções na avenida de Mayo, na região central, e no bairro da Recoleta. Uma boa garrafa de Malbec (uma uva especialmente boa na Argentina) pode sair por R$ 20.

O duty free do aeroporto internacional de Buenos Aires tem boas ofertas das principais marcas. Mas não deixe para comprar suas garrafas no duty free de Cumbica, em São Paulo: a variedade é fraca e os preços não tão atrativos.

Onde trocar seu dinheiro

Um dos melhores câmbios para trocar dólares por pesos é no Banco de La Nación Argentina. Há uma unidade no aeroporto internacional de Buenos Aires. Cuidado com as ofertas de câmbio feitas nas ruas, pois muitos falsários aproveitam para passar notas falsas.

Transporte em Buenos Aires

Andar a pé

Essa é a melhor opção para se locomover pela capital argentina. A cidade é plana, não chove muito durante o ano e o passeio rende pequenas e saborosas descobertas pelas ruas de Buenos Aires.

Os táxis

Andar de táxi em Buenos Aires é muito barato e você não terá de esperar mais do que alguns minutos (ou segundos, geralmente) para pegar um na rua.

Mas cuidado: em dias de chuva, pegue o primeiro táxi que aparecer na rua. Antes que seja tarde demais. Porque se a chuva começar, é quase impossível encontrar um táxi livre.

Metrô

A tarifa do metrô e dos ônibus de Buenos Aires está congelada há quatro anos, o que os torna uma opção barata para rodar pela cidade.

Se o deslocamento for muito grande, experimente fazer metade com transporte público e a outra metade de táxi. Pode facilitar sua vida.

Por: G1

0 comentário

comments user
MARCELO

Estive em Buenos Aires neste Natal (dez/09), porem para mim a experiencia foi ruim, no dia de natal até o hotel que eu e minha familia estava fechou o restauante, ficamos sem jantar na noite de natal.
PONTOS POSITIVOS:
1) Bons restaurantes em Puerto Madeira
2) Estadio do Boca é lindo
3) Show de Tango é maravilhoso

PONTOS NEGATIVOS:
1) Em Buenos Aires não pensaram em diversão para crianças
2) Assaltos frequentes nas ruas (principalmente a noite)
3) Pessoas te atendem muito mau nos estabelecimentos
4) Os lugares estão sujos.
5) Os taxis são baratos, mas estão muito mal conservados e temos o problemas de taxisistas que dão o golpe do dinheiro falso.
6) A carne de lá não tem comparação com a carne do Brasil, a Brasileira da de 10 x 0.
7) Para compras você deve ter muita atenção, existe lugares bons de compras, mas é dificil achar, realize um city tour de compras pela CVC que ai eles te levarão em boas lojas para compras, mas não esquecam na volta no aeroporto é uma maravilha para comprar….

comments user
Floriano

Olá a todos, acabei de voltar de Buenos Aires ( 07/08/2010 ) e gostaria de deixar meu relato. Peguei uma nota de dinheiro falso no Banco de La Nacion Argentina no Aeroporto Internacional de Ezeiza. CUIDADO, o Banco de La Nacion não é nada santo, SEMPRE, MAS SEMPRE, confira sua nota na frente, não se encabule ou se envergonhe, pois quem irá rir depois são eles, um ABSURDO. No mais a viagem foi excelente e o resto foi tudo muito bom. Abraço a todos e muito cuidado.

comments user
Ana

Tatiane,
Obrigada,adorei a dica!
Abraços

comments user
Ana

Tatiane,
Obrigada pelas dicas adorei.

Abraços

comments user
Antonio

Cuidado com trocas na Calle Florida, tem muito malandro. Existe uma casa em uma galeria, no número 142, primeiro piso. Parecem boa gente, o local é arrumado, oferecem melhor preço, mas entregam bilhetes falsos e ainda ameaçam se vc volta para reclamar…são bandidos.

Publicar comentário